sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MULHERES DO CAFÉ DO BRASIL PARTICIPAM DE CONVENÇÃO NA GUATEMALA





O Brasil foi um dos 20 países que participaram da III Convenção da Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA, na sigla em inglês - realizada na Cidade da Guatemala, na semana passada. Criado há apenas quatro meses, durante o 7° Espaço Café Brasil o capítulo brasileiro da Aliança Internacional das Mulheres do Café já está mostrando resultados concretos de seu trabalho. Na Guatemala, as brasileiras receberam as primeiras edições do Poster dos Defeitos do Café e da Roda dos Sabores, material didático editado pela SCAA que só existia em espanhol e inglês. Agora, esse material está disponível também em português.
Sob o tema Café e Comércio, o encontro marcou o décimo aniversário da organização criada em 2003, resultado do encontro de mulheres da indústria dos Estados Unidos e Canadá com produtoras da Nicarágua. Hoje a IWCA conta com dez capítulos, nome dado às associações em cada um dos países membros, por todo o mundo. E o Brasil faz parte dessa organização global que defende o fortalecimento das mulheres em toda a cadeia do negócio café.
Em meio à preocupação com a ferrugem que está atingindo as plantações da América Central, a Asociación de Mujeres en Café da Guatemala conseguiu realizar um evento que superou as expectativas na sede da ANACAFÉ, Asociación Nacional del Café. Os participantes vieram de todo o mundo e participaram de rodadas de negócios, provas de café com profissionais e visita a propriedades de café do país.
A IWCA Brasil esteve presente com um pequeno stand e uma delegação formada pela produtora de café orgânico Brígida Salgado,presidente da Cooperbio de Piatã, Chapada Diamantina que considerou a experiência excelente: “Uma grande oportunidade para trocar experiências, fazer contatos com produtores e compradores” disse Brígida que ouviu pareceres de grandes especialistas internacionais sobre o café biodinâmico da Cooperbio que foi servido no stand.
Da mesma forma, a barista, campeã mineira, Paula Dulgheroff, da região do Cerrado Mineiro, afirmou que ir à Guatemala e poder provar cafés de diversas regiões produtoras do mundo foi muito importante para ela, além dos contatos com baristas de Buenos Aires, Caracas e Tóquio. Ana Cláudia Vieira que trabalha na empresa de exportação Unicafé, Q grader e com mais de 20 anos de experiência com café também ficou satisfeita de fazer parte de um evento internacional com palestrantes renomados.
A IV convenção já está agendada e será realizada na Colômbia em data a ser definida.

Josiane Cotrim Macieira


 

Josiane Cotrim Macieira
IWCA - Chapter Relations Committee
www.womenincoffee.org
Skype: josicotrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário