quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Na Califórnia, vinhedos e castas 'patrimônio histórico'


  • Compartilhar:
Por Elin McCoy | Bloomberg
Morgan Twain-Peterson, dono da vinícola, ao lado de uma parreira atarracada que é a combinação de mais de 20 variedades: "A magia é a soma das partes", diz ele
Na Bedrock Vineyard, na cidade de Sonoma, estou cercada por vinhedos retorcidos de 124 anos com aquela aparência artrítica das atarracadas árvores de bonsai. É uma combinação surreal de mais de 20 variedades. O dono da Bedrock, Morgan Twain-Peterson, mostra a zinfandel, bastante frequente; a bastardo, pouco conhecida; a castets, quase extinta;e algumas uvas que ninguém conseguiu identificar ainda. Ele produz um delicioso vinho tinto que contém quase todas as variedades. "Cortes de campo [feitos de cepas plantadas no mesmo vinhedo] de vinhas antigas são os únicos vinhos da Califórnia que não são erstaz [de má qualidade]", diz o vinicultor de 32 anos. "São únicos. A magia é a soma das partes."
Os cerca de dez vinhos tintos e brancos de seus velhos vinhedos estão entre os mais fascinantes do Estado, de caráter encorpado, com intensidade, calor, aromas perfumados e camadas de sabor. Ao prová-los, estou bebendo a história vinícola da Califórnia.
Embora Sonoma tenha a maior concentração de vinhedos antigos do Estado, eles correm risco de desaparecer. Twain-Peterson é uma das pessoas empenhadas em salvá-los. Ele conta a história. Os fundadores, em 1854, foram "Figthin' Joe" Hooker e o banqueiro William "Tecumseh" Sherman, que viriam se tornar generais famosos na Guerra Civil dos Estados Unidos.
Depois de a praga de filoxera ter destruído as vinhas na década de 1880, o senador e magnata da mineração George Hearst, pai do dono de jornais William Randolph Hearst, gastou uma fortuna na propriedade. Ele replantou a área em 1888 e as vinhas ainda crescem com vigor. Na época, a combinação de cepas plantadas em cada vinícola era diferente. Juntas, as uvas tintas eram vendidas sob o termo genérico "pretas misturadas".
Garrafa do Bedrock Heritage
A mistura das variedades, diz Twain-Peterson, ajudou os vinicultores a produzir vinhos equilibrados e versáteis; a petit syrah tinha tanino e corpo; a carignane agregava aroma e acidez radiante; a alicante bouschet trazia cor intensa.
A zinfandel, normalmente, era a uva predominante, como é o caso do fragrante e aromático tinto de corte Bedrock Heritage 2011 (US$ 40), feito a partir de 22 variedades de sua vinícola. Diferentemente da maioria dos produtores, que fermentam e envelhecem cada variedade separadamente e as misturam depois, ele determina uma data de colheita para todas e as fermenta e espreme juntas.
"Os tintos de vinhas antigas misturadas são meus vinhos favoritos para beber; são os que mais satisfazem a alma", diz Twain-Peterson. Seu assombroso Bedrock Papa's All-Blacks (US$ 30) tem fortes aromas de frutas vermelhas interligados com sabores picantes ricos e firmes de pimenta-da-jamaica. Ele produz esse vinho com seu pai, o produtor Joel Peterson, pioneiro na produção de zinfandel, que fundou a Ravenswood Winery em 1976 e foi o dos primeiros a produzir zinfandel de vinhas antigas.
O apelo de velhos vinhedos, definidos como tendo aproximadamente 50 ou mais anos, não é apenas história. As raízes profundas das videiras suportam secas, as uvas amadurecem mais uniformemente e o suco tem sabores mais intensos, concentrados e complexos - o que explica por que tantos enólogos entre os mais importantes no mundo têm adoração por vinhedos antigos.
Em julho, os vinhedos Côte d'Or, da Borgonha, poderão ser consideradas como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Quando será que a Califórnia reconhecerá que suas próprias lendárias e antigas vinhas são testemunho da história vinícola do Estado e lhes conferirão status de marco histórico?


© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/cultura/3014592/na-california-vinhedos-e-castas-patrimonio-historico#ixzz2LWwckdnn

Enviado via iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário