sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Organização promove campanha em defesa da comunicação democrática



 
Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
No último dia 23 de janeiro, através de um Decreto, o governo do Uruguai suspendeu por tempo indeterminado, a chamada pública para novos interessados em operar o serviço de televisão digital apresentar propostas. Em 31 de dezembro de 2012, quando a chamada pública para novos operadores havia sido aberta, outro Decreto concedendo privilégios para os três canais dominantes no país (4, 10 e 12), dispensando-os da competição com eventuais novos operadores do sinal digital televisivo, indignou organizações em defesa da comunicação democrática.
Com a suspensão da chamada, cujo prazo para receber propostas venceria em 25 de fevereiro, organizações que integram a Coalizão por uma Comunicação Democrática acusam o governo de ceder a pressões e de promover uma "ruptura no princípio constitucional de igualdade", já que as três emissoras privilegiadas terão um canal digital completo sem ter que se postularem, obedecer requisitos ou apresentar mudanças em seus planos de comunicação. O governo alega que o motivo da suspensão é que ‘alguns interessados’ solicitam um prazo maior para apresentar suas propostas.
Em virtude desta situação, a Coalizão por uma Comunicação Democrática decidiu promover a campanha "Muda a televisão”, por meio da qual pede a reabertura do chamado para novos permissionários de televisão digital no país. "Queremos que se tenham mais vozes, mais pluralismo, e, portanto, mais democracia na televisão uruguaia”, defende o site da campanha.
A ideia é fazer com que as pessoas conheçam a situação e somem-se à defesa da comunicação democrática. Para isso, a Coalizão pede o apoio da população para difundir o conteúdo e a página da campanha entre seus amigos e nas redes sociais. Para apoiar e participar, acesse a campanha pelo facebook: https://www.facebook.com/cambialatv e pelo twitter: https://twitter.com/cambialatv.
Defendendo o projeto em busca de maior pluralismo, diversidade e produção nacional, a Coalizão deixa o questionamento: "Vamos deixar que os meios de comunicação continuem nas mesmas mãos de sempre? Informe-se, fale, influencie para que de uma vez por todas se consiga mudar a televisão”.
Para mais informações sobre a comunicação, leis e decretos no Uruguai, acesse:www.cambialatelevison.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário