quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Organizações convocam para II Cúpula Continental de Comunicação Indígena



 
Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Defendendo o direito a exercer uma comunicação autônoma, que respeite e preserve a pluralidade cultural e linguística dos povos, é que organizações indígenas da América Latina se preparam para a II Cúpula Continental de Comunicação Indígena dos povos indígenas de Abya Yala. O evento ocorrerá na comunidade Tlahuitoltepec, Mixes, no estado de Oaxaca, México, de 7 a 13 de outubro deste ano.De acordo com a convocatória, o objetivo do evento é contribuir para o fortalecimento dos processos de comunicação dos povos indígenas de Abya Yala, "no marco de diálogo, intercâmbio, reflexão e propostas", além de criar e fortalecer políticas públicas para este setor diante de organismos nacionais e internacionais, e desafiar a comunicação hegemônica que serve aos interesses políticos e de grandes empresas.
As organizações responsáveis pela Cúpula destacam que a construção de sociedades plurais e inclusivas só será possível com a transformação dos meios de comunicação e com a valorização e o reconhecimento cultural dos povos indígenas. Por isso, a ideia, segundo a convocatória, é avançar na construção e implementação de um plano de formação integral em comunicação indígena (Escola Itinerante).
O evento deve abordar temas que enfoquem os princípios da comunicação indígena; a comunicação na defesa dos territórios e bens comuns dos povos indígenas; políticas públicas em comunicação indígena; entre outros.
De acordo com dados da Minga Informativa dos Movimentos Sociais, apenas a Bolívia e a Argentina já destinaram uma porcentagem de suas leis de comunicação para os povos indígenas. Os demais países do continente Abya Yala ainda não apresentam regulamentação específica, que permita aos povos indígenas exercer seu direito à comunicação.
Inscrições de participantes
Comunicadores indígenas, representantes de organizações indígenas ou especialistas neste campo interessados em contribuir com as mesas de trabalho da Cúpula têm até o dia 20 de agosto para enviar propostas com base nos temas do evento. Os trabalhos devem ser enviados para o sitewww.comunicacionesabyayala.org. Além das mesas, também haverá sessões plenárias, laboratórios prático que promoverá troca de experiências, seminários-oficinas e exposições culturais.
Os/as interessados/as em participar da Cúpula devem se inscrever até o dia 20 de setembro, também pelo site, enviando uma carta de apresentação de suas organizações ou comunidades.
A Cúpula é uma iniciativa de diversas organizações indígenas como o Congresso Nacional de Comunicação Indígena (CNCI - México), Conselho Regional Indígena de Cauca, Colômbia (CRIC), Coordenadora Andina de Organizações Indígenas (CAOI), Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), entre outras.
Para mais informações: www.comunicacionesabyayala.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário