quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sete Semanas para a Água 2013



 
CMI
Conselho Mundial de Igrejas
Adital
Por Reda
Rede Ecumênica da Água
Estimados/as,
Esta semana começa a Quaresma, segundo as tradições do cristianismo ocidental; e assim começam também as Sete Semanas para a Água.
Como se sabe, a cada ano, desde 2008, na Rede Ecumênica da Água (Reda), tentamos conectar durante o tempo da Quaresma com nossas comunidades –as igrejas membros, as organizações religiosas e as pessoas- por meio das Sete Semanas para a Água.
Trata-se de 7 reflexões bíblicas dedicadas a questões relacionadas com a água e com a justiça que, junto com outros recursos sobre a água são enviados semanalmente durante as sete semanas da Quaresma.
As Sete Semanas pela Água são uma forma de aumentar a conscientização nas igrejas sobre o Dia Mundial da Água, que se celebrará no dia 22 e março.
Os recursos online podem ser utilizados da maneira que julguem a mais adequada, individualmente ou em grupos, em suas igrejas ou zonas.
Em 2013, decidimos publicar uma recopilação de sete reflexões do passado. A seleção que fizemos a partir das mais de 40 de reflexões que conhecidos teólogos de todo o mundo produziram nos últimos 5 anos, lhe dará uma ideia da diversidade regional, confessional e de gênero de nossos colaboradores.

Foto: Andrei Niemimäki
Nessa primeira semana para a agua, lhes enviamos uma reflexão da Ver. Jane Stranz –que atualmente trabalha com a Federação Protestante da França, no âmbito das relações ecumênicas, do diálogo inter-religioso e do ministério intercultural- que discorre acerca da importância da água sobre a Terra e nos desafia como cristãos a trabalhar por uma justa repartição desse elemento que dá vida.
Jane Stranz nos convida a ver a Quaresma como "um período para passar mais tempo fazendo-nos perguntas, observando a preciosa criação de Deus, percebendo como a forma de viver de cada um está relacionada com toda a vida desse precioso e frágil planeta, e perguntando-nos que quer dizer, hoje em dia, seguir a Jesus. Um período para contemplar os belos lagos, os riachos que fluem livremente, ou simplesmente um copo d’água potável e o anseio de justiça.
É também um período para comprometer-se a fazer parte do trabalho a largo prazo a favor da justiça da água em todo o mundo”.
Por favor, clique aqui para ler a meditação e as ideias para o estudo, a reflexão e a ação (em espanhol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário