segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Três meses após tormenta tropical, EUA sofrem com nevascas


Três meses após tormenta tropical, EUA sofrem com nevascas

Nordeste dos Estados Unidos volta a sofrer com tormentas climáticas. Três meses após a destruição causada pela tempestade tropical Sandy, desta vez o problema são as nevascas, que vão continuar atingindo a região neste início de semana. Para meteorologista, aquecimento do Atlântico agrava intensidade do fenômeno.

Apenas três meses após a tempestade tropical Sandy, a cidade de Nova York e arredores enfrentam uma nova tormenta climática, desta vez causada pela neve.

Apelidada de “Nemo”, a nevasca atingiu neste final de semanaos Estados de Connecticut, Rhode Island, Massachusetts, Vermont, New Hampshire, Maine e Nova York, deixando dez mortos e mais de 660 mil usuários sem energia elétrica. 

Serviço Nacional de Meteorologia informou que neve intensa e ventos fortes voltarão a atingir nesta segunda-feira (11) uma larga área entre o nordeste do Colorado e o centro de Minnesota.

Massachusetts, Rhode Island e Nova York declararam estado de emergência devido à tempestade. O governador de Massachusetts, Deval Patrick, também recomendou que ninguém usasse veículos automotores desde sexta-feira (8) no Estado.

O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou neste domingo (10) estado de emergência em Connecticut, um dos estados mais afetados pela tempestade de neve. O objetivo é facilitar o acesso da administração local a recursos federais para os trabalhos de limpeza e recuperação das zonas prejudicadas. 

As tempestades de neve estão mais fortes neste ano devido ao contraste entre massas de ar vindas do ártico canadense e massas de ar oriundas do Atlântico, essas excepcionalmente mais quentes e úmidas do que de costume. 

Para o meteorologista Jeff Masters, cofundador do Weather Underground, a razão é o aquecimento das águas do oceano. 

*Com informações de Andrea Germanos, do Common Dreams

Nenhum comentário:

Postar um comentário