terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Uganda prevê quadruplicar produção de café nos próximos anos




Valor
Dow Jones Newswires


Uganda, o maior exportador de café da África, planeja quadruplicar a produção do grão nos próximos anos para lucrar com o aumento do consumo global e aumentar as receitas com o embarque do produto, disse ontem o presidente do país, Yoweri Museveni.

A nação do leste africano pretende aumentar a produção para pelo menos 12 milhões de sacas de 60 quilos a médio prazo, ante as atuais 3 milhões de sacas. O governo também estaria explorando oportunidades para adicionar valor aos cafés e maximizar os retornos.

Museveni fez as declarações durante uma reunião com uma delegação da Organização Internacional do Café (OIC) em Kampala, capital de Uganda.

De acordo com o presidente, parte da estratégia nacional de expandir a produção de café é substituir plantas velhas por novas. A maior parte das lavouras no país tem mais de 40 anos, tornando-as menos produtivas.

Uganda prevê plantar pelo menos 20 milhões de árvores novas de alto rendimento todo ano, até 2020, para cumprir a meta de produção.

O café é a segunda maior fonte de receita para Uganda, depois do turismo. O país exporta quase toda a produção de café em grãos verdes, principalmente para a União Europeia, Estados Unidos e mercados asiáticos.

A safra 2012/13 é esperada para crescer pelo menos 10% ante o período anterior e alcançar cerca de 3 milhões de sacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário