domingo, 10 de fevereiro de 2013

Unión Fenosa é investigada na Costa Rica por causar deterioração ambiental



 
Adital
Ruas colapsadas e fazendas inundadas são parte do que deixou, até o momento, a construção da hidrelétrica Torito 1 em Turrialba (Costa Rica), a cargo de Gás Natural Fenosa. Um projeto que devia levar o benefício às comunidades se converteu em uma verdadeira dor de cabeça para os moradores da comunidade.
Além do suposto corte ilegal de mais de cem árvores numa área protegida, outra denúncia pesa sobre a empresa espanhola Gás Natural Fenosa: desta vez são os moradores que estão diretamente sendo afetados e em especial aqueles que têm fazendas ao lado de onde se constrói esta obra de uns 100 milhões de euros.
Segundo os moradores, a companhia realizou vários trabalhos para facilitar e proteger o projeto. Entre eles, diques e outras estruturas dentro da zona da obra, mas isto haveria afetado o curso do rio Reventazón. Aparentemente, a água se desviou inundando fazendas próximas ao projeto, fazendo com que colheitas fossem perdidas. Este é o caso de Alfredo Corrales, pequeno agricultor da área. Ele tem uma fazenda de três hectares, onde plantava banana e pejibaye (fruto de uma palmeira nativa), mas a meados do ano o Reventazón começou a aumentar por causas das fortes chuvas de um temporal.
A raiz disso, Gás Natural Fenosa construiu uma parede de vários metros de altura para que o rio não entrasse no projeto. Mas segundo os pequenos agricultores, essa muralha fazer com que a água que passa pelo rio fique presa ali e se deposite com força na fazenda. Esta situação provocou inundações no terreno dos pequenos agricultores e a água levou o que haviam plantado.
Fonte: Telenoticias 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário