terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Você já pensou como será o futuro tecnológico?



Clemilson Souza
Estudante e idealizador do blog de tecnologia Webbideias Brasil
Adital
A tecnologia cada vez mais nos dá sinais de que seus avanços, numa relação de tempo e espaço, se propagam em nossas vidas gerando assim uma realidade cada vez mais tecnológica que no futuro resultará em um mundo virtualizado e virtualizador.
Nos dias atuais há vários sinais evidentes das mudanças de comportamento relacionados a inserção tecnológica no cotidiano das pessoas, a mais significativa delas é a comunicação virtual ou seja por meio da web. Hoje é imprescindível a necessidade de comunicação rápida e de qualidade, que atinja em segundos pessoas dentro de uma esfera geográfica global. Temos no presente, tecnologia de ponta, para comunicação de voz, de vídeo, de dados, pacotes que viajam na velocidade da luz* pela grande rede (internet).
A Web 2.0 e seus mecanismos, conotam uma nova internet, "the new computer network". O mundo globalizado traz na rapidez de suas ações a agregação massiva das pessoas para os mecanismos tecnológicos chamados de redes sociais, onde a comunicação, interação, e visualização das informações chamam, conduzem e formam novos seres: Technological Men.
Hoje as redes sociais estão presentes em todos os dispositivos tecnológicos: tablets, celulares, carros, sites, blogs, blusas, bolsas de papel, caixa de sapatos, fachadas de lojas, cartões de visitas e até no curriculum dos candidatos a vagas de empregos. Isto é uma infusão de tecnologia que muda do real para o virtual, desde os chefes de estado as lideranças religiosas mundiais, assim aos poucos e sem se dar conta passamos por meio de transição rápida de uma realidade à outra.
Há tecnologia em tudo, nos alimentos, nas casas, nos carros, na água que bebemos, na roupa que vestimos...hoje o mercado de trabalho que mais precisa e precisará de mão de obra qualificada para perpetuar o avanço é o tecnológico.
Será que você está preparado(a) mediante a nossa realidade para o futuro que virá?
No futuro imagine que tudo será interligado, auto-sustentável, reaproveitável, ecologicamente correto, por exemplo: a utilização de papel será substituída por folhas finas sensíveis ao toque, com memórias e processadores ultra potentes, será a morte dos impressos. O cenário de ficção não custa muito a chegar, além das coisas boas certamente há o mal que acompanha portanto todo bem que há: criminalidade virtual, utilização da tecnologia para fins de guerra e extermínio em massa, agora mesmo já existe, e no futuro com a ascensão dos ciborgues? A almejada inteligência artificial, fruto de filmes de ficção científica, será a realidade de uma nova era, a virtual. Muitas de suas primícias são realidade agora.
Enfim essa tempestade de macro e micro tecnologia em nossas vidas tem benefícios e malefícios, tente pensar sobre eles. Um mundo virtual se precipita sobre nós, vamos abraça-lo ou vamos nos desviar dele? O que a tecnologia poder ajudar para uma sociedade mais evoluída, justa e feliz? Sua usabilidade já é bem vinda? Como estamos nos adaptando para ela? Mas com tudo isso essa mesma pode trazer benefícios e riscos incalculáveis para o homem.
*Referente ao transporte via fibra ótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário