domingo, 31 de agosto de 2014

Gilson Caroni Filho: “Nova política” oferece aos jovens o pão que o diabo amassou em forma de arrocho e desemprego


publicado em 31 de agosto de 2014 às 18:34
daniel de oliveira
Marina Silva e o pastor Silas Malafaia. E quando a Chevron tuitar? [Ilustração de Daniel de Oliveira, via José Antonio Orlando, no Facebook]
Jovens, vocês querem mesmo Marina?
por Gilson Caroni Filho, especial para o Viomundo
 A simples leitura do programa de governo de Marina da Silva que, como todos sabem, foi escolhida pela “providência divina” e os acontecimentos recentes envolvendo as alterações no seu programa partidário permitem levar ao eleitorado jovem pontos fundamentais que revelam a natureza extremamente conservadora. Comecemos pelas questões macroeconômicas:
1) Marina pretende dar autonomia ao Banco Central, o BC. O que significa isso? Entregar o banco ao mercado financeiro. Não por acaso conta com o apoio de banqueiros em sua campanha.
2) No documento, consta que políticas fiscais e monetárias serão instrumentos de controle de inflação de curto prazo. Como podemos ler este ponto? Arrocho salarial e aumento nas taxas de desemprego.
3) O programa ainda menciona a diminuição de normas para o setor produtivo. Os mais açodados podem pensar em menos carga tributária e burocracia para as empresas. Não, trata-se de reduzir encargos trabalhistas com a supressão de direitos que facilitem as demissões. Há muito que a burguesia patrimonialista pede o fim da multa rescisória de 40% a ser paga a todo trabalhador demitido sem justa causa. O capital agradece.
4) Redução das prioridades de investimento da Petrobrás no pré-sal. O que significa? Abrir mão de uma decisão estratégica de obter investimentos para aplicar na Saúde e na Educação. Isso, meus amigos mais jovens, é música para hospitais privados, planos de saúde e conglomerados estrangeiros que atuam na educação. O que o grupo Galileo fez com a Gama Filho e Univercidade , aqui no Rio, é fichinha perto do que está por vir. Era com uma coisa desse tipo que vocês sonhavam quando foram às ruas em junho do ano passado?
5) Em vez do fortalecimento do Mercosul, o programa da candidata, que ” quer fazer a nova política,” prega o fortalecimento das relações bilaterais com os Estados Unidos e União Europeia.Vamos retroceder vinte anos e assistir a um aumento da desnacionalização da economia latino-americana. É isso que vocês querem?
6) Meus caros amigos, não sei se foi a providência divina quem derrubou o avião em que viajava Eduardo Campos. Mas o que a vice dele, uma candidata que está à direita de Aécio Neves, lhes oferece é o pão que o diabo amassou. Gosto da vida, gosto da juventude, mas, agora, cabe a vocês escolher o que desejam enfiar goela adentro. Não há mais ninguém inocente.
No campo dos costumes, cabem outras indagações. O Partido Socialista Brasileiro, que sempre teve uma agenda progressista, foi criado em 1947.
Ao ceder a pressões para lançar a candidatura de Marina da Silva, acabou. No lugar dele, surgiu um PSB capturado pelo “Rede” da candidata do Criador.
Pois bem, bastaram quatro tuitadas do Pastor Malafaia para o partido retirar de seu programa de governo o casamento civil igualitário. Se em quatro mensagens por twitter houve um retrocesso desse porte, imaginem em quatro anos de um eventual governo do consórcio Itaú-Assembléia de Deus. Descriminalização do aborto? Esqueçam. Descriminalização dos usuários de drogas? Nem pensar. No mínimo, procedimentos manicomiais para os dependentes. Pensem nos direitos conquistados pelas mulheres nos últimos anos sendo submetidos ao crivo de dogmas medievais. Nos homossexuais como anomalias apenas “toleradas”, jamais como sujeitos de direitos.
Sim, pois vislumbramos uma religião se transformando em política de Estado.
 É isso que vocês querem para o país? É isso que vocês querem para suas vidas e a dos filhos que vierem a ter? Em caso afirmativo, chamem Torquemada e me avisem: não quero ver ninguém ardendo em fogueiras. Tudo é força, mas só Malafaia é poder. Não acredito que vocês desejem isso. Melhor, não quero acreditar.
Leia também:

OPINIÃO DO SETOR PRODUTIVO DO CAFÉ A RESPEITO DA VINDA DA TORREFAÇÃO DA NESTLÉ PARA O BRASIL




Twitter




Algumas pessoas que se intitulam representantes dos cafeicultoresbrasileiros, vem nos últimos dias expondo suas opiniões a respeito da instalação da Fábrica de cápsulas de café da Nestlé no Brasil, afirmando que os produtores não estão de acordo, sendo que a grande maioria nem teve acesso a essa informação. Conversando com representantes e lideranças, participantes ativos e que estão ligados diretamente e com o setor produtivo, o que se ouve é uma sinalização positiva referente à instalação da nova indústria. “O sonho do produtor é que haja políticas eficientes, com planejamento estratégico, inclusive na divulgação do café brasileiro, investimento em marketing seria uma das maiores prioridades” é o que defende Fernando Barbosa, representante dos cafeicultores do Sul de Minas.

Segundo Barbosa a Nestlé ainda terá que prestar alguns esclarecimentos e todos os detalhes propostos para virem se instalar no Brasil. Pelo pouco que temos de informações uma delas é o cultivo de variedades de cafés oriundos da Colômbia e África entre outros, sendo inicialmente implantados cerca de 3000 pés de cafés vindos do exterior para posterior propagação, a empresa que contratará um centro colaborador para realização para análise de riscos e pragas (ARP), para cada país de onde importará o café. A falta da ARP impedirá a referida importação devido à barreira fitossanitária vigente na legislação brasileira, uma das amarras burocráticas atuais. Existem cafeicultores preocupados com a chegada de pragas e doenças que podem vir junto com essas variedades, já que não se sabe quais seriam os impactos que poderiam acarretar as lavouras brasileiras. Segundo a multinacional Suíça, a introdução dessas novas variedades no Brasil, tem como objetivo principal a redução da importação de café, as quais seriam necessárias para compor os blends específicos exigidos por seus consumidores mundiais. A princípio essa importação solicitada pela Nestlé contempla o Café arábica verde, e não torrado, que será de 70% de café nacional para 30% importado. Quando as novas variedades estiverem em produção essa importação cairá para 15%.

Esta proposta foi analisada pelas cooperativas ao nível do CNC e aprovada por unanimidade. O setor produtivo aprovou a proposta porque vê uma oportunidade de exportarmos no futuro um café com 85% de café brasileiro, além de fazer um marketing de nosso café pois nas embalagens vão constar como "Produzido no Brasil"melhorando nossa imagem. Alguns setores da produção não concordam com esta importação por desconhecerem os detalhes do processo. Quanto aos torrefadores brasileiros não vejo onde vão sofrer concorrência pois os cafés dá variedade arábica importados tem um preço superior ao nosso, portanto o produto industrializado não poderá concorrer em preço com o nosso torrado. Segundo a Cooxupé que tem uma torrefação em ampliação, essa importação não significa uma ameaça.

Existe esta preocupação sobre a importação de café verde para compor o blend , com 70% de café brasileiro, no entanto não se comenta que nos últimos doze meses exportamos de café torrado US$ 3.528.287 e importamos este ano de jan.a jul US$ 28.483.521,com tendência a aumentar a importação dos cafés torrados e não sabendo quanto de cafés brasileiros tem esse blends.

A grande discussão não deveria ser somente a instalação da a fábrica da Nestlé e a importação de cafés que pretendem implantar, mas sim transformar nosso país numa plataforma de exportação do café brasileiro torrado, com maior valor agregado, e nesse sentido a entrada da multinacional no país poderia vir a abrir as portas do mercado internacional, tendo em vista que a qualidade dos nossos cafés não é reconhecida como deveria quando comparada a países como a Colômbia que tem um forte programa de marketing para o café. No entanto acreditamos que a maioria dos cafeicultores quer e precisa de novas opções e programas de apoio a comercialização, marketing e geração de renda, porém sobre essa questão da implantação da fábrica da Nestlé, como compete ao Governo uma permissão, com certeza há de se estudar muito bem a proposta e quais os desdobramentos que podem trazer com o passar dos anos, já que por um lado existe o temor dos problemas fitossanitários e de alterações negativas no mercado devido a importação, no entanto existe a possibilidade de aumento das exportações, reconhecimento e melhoria dos cafés aqui produzidos, entre outras vantagens que poderiam surgir com a estimulação de novas empresas que atuam no setor cafeeiro tanto nacionais como estrangeiras.

Por: Conselho Regional do Café dos municípios ligados á AMOG (Associação dos Municípios da Microregião da Baixa Mogiana)
Comentários
 Reginaldo Corteletti Caros colegas cafeicultores, vejo com preocupação a intenção da Nestlé se instalar no Brasil e trazer café verde do exterior para fazer seu blend aqui. É pura empulhação achar que a Nestlé esteja querendo ajudar a nos cafeicultores. Exportadores e torrefadores fizeram fortunas explorando nossos antepassados e a nos (meu bisavô veio da Itália plantar café no Brasil). Se observarmos, nossas histórias são parecidas. Nossa vida pouco mudou em termos de qualidade, apesar de já estarmos na quarta geração de famílias de cafeicultores. O pessoal sempre manipulando o mercado (exportadores). E agora a Nestlé com esse cavalo de tróia para nós. Para ver como a Nestlé é parceira, é só assistir ao documentário sobre como ela está tratando a questão da água a nível mundial emhttp://www.bottledlifefilm.com/index.php/home-en.html. Nossa fonte “São Lourenço”, lá de São Lourenço, MG, entre várias outras, já são da Nestlé. Devemos nos mobilizar contra qualquer tipo de ação de empresa que queira importar café para o Brasil. Que comprem o nosso café!

Governo busca ação conjunta contra racismo no futebol brasileiro

Posted: 29 Aug 2014 02:36 PM PDT
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) entrou em contato com dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Santospara dialogar sobre medidas permanentes de prevenção ao racismo, que vem se repetindo nos campos de futebol no Brasil.
“Mais uma vez ficou evidente que (o racismo) existe e que precisamos combatê-lo”, enfatizou Aranha em entrevista à Santos TV. Foto: Ivan Storti.
“Diante do racismo, o jogo não pode continuar, assim como o Brasil não pode continuar a tolerar o racismo”. Esta foi a reação da ministra da Seppir, Luiza Bairros, ao saber que o goleiro do time do Santos, Mário Lúcio Duarte Costa, o Aranha, foi hostilizado com termos racistas por torcedores do Grêmio, em disputa pela Copa do Brasil ontem (28), em Porto Alegre (RS). O goleiro registrou um Boletim de Ocorrência nesta sexta-feira (29).
Para o Ouvidor Nacional da Igualdade Racial, Carlos Alberto Silva Junior, o clube deve tomar atitudes quanto ao caso.
“Os clubes são responsáveis por suas torcidas. Deve tomar atitude, senão de punição, mas atitudes de prevenção, para que não se repita. Omissão também é uma ação”, disse.
Silva considerou que a rivalidade e extravagâncias do futebol não podem ultrapassar a linha da legalidade. Ele lembrou que o crime de racismo está, junto com a tortura, previsto constitucionalmente. “Esse tipo de crime não pode ficar sem resposta, nosso país não permite mais isso”, afirmou.
Fonte: Blog do Planalto com informações da Seppir.

Mais de 73% das vagas do programa de capacitação técnica são ofertadas pelo Sistema S


Posted: 29 Aug 2014 02:57 PM PDT
O programa de capacitação técnica do governo atingiu mais de oito milhões de matrículas em agosto deste ano, segundo registros do Ministério da Educação. Desse total, mais de 73% das vagas foram oferecidas por meio das entidades que compõem o chamado Sistema S, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por exemplo.
Vagas_SistemaS_Pronatec
Marcelo Vasconcelos Trancoso é um dos alunos que procurou o Senac em busca de curso de qualificação. Ele queria investir na carreira profissional, concluir estudos e buscar mais oportunidades na área que tem afinidade: representação comercial e logística.
“Sempre trabalhei na área comercial, mas nunca tive qualificação. Procurei me informar e descobri que o Senac oferecia o curso por meio do programa. Eu não acreditei que faria o curso e ainda receberia uma ajuda de custo. Fiquei muito feliz com a qualidade do curso, os professores, o conhecimento que adquiri”, garante.
O Senac é o segundo maior ofertante de vagas pelo programa, com 30,68% do total de matrículas. Segundo a diretora de Educação Profissional da entidade, Anna Beatriz Waehneldt, o programa articulou e integrou esforços das redes de aprendizagem profissional e do governo federal para ampliar acesso à capacitação e formação profissional de qualidade.
“O Sistema S oferece credibilidade e qualidade e já vem trabalhando com iniciativas similares há bastante tempo. Com a criação do programa, foi permitido ampliarmos a capilaridade e a diversidade de cursos, que vão sendo criados de acordo com a demanda local”, explica.
Histórico
O programa foi criado em 2011 para expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e à distância. Hoje, já são mais de oito milhões de alunos matriculados nos cursos de qualificação técnica profissional.
O programa de capacitação técnica tem sistema descentralizado de inscrições. As novas vagas serão abertas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem. Cada uma dessas instâncias possui inscrições e critérios próprios para seleção de participantes.
Formatura do programa de capacitação técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia (IFBA), em Salvador. Foto: Divulgação/Senac.Formatura do programa de capacitação técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia (IFBA), em Salvador. Foto: Divulgação/Senac.

Cultura Viva completa 10 anos com mais de 4 mil Pontos de Cultura implantados

Posted: 30 Aug 2014 06:00 AM PDT
O governo comemorou nesta semana os 10 anos do Programa Cultura Viva, que investiu cerca de R$ 48 milhões em projetos e implantou mais de 4 mil pontos de cultura no Brasil inteiro. O programa tem o objetivo de promover acesso aos meios de produção e difusão da cultura brasileira, além de ampliar e construir novos valores de cooperação entre União, estados e sociedade.
O principal instrumento do Cultura Viva são os Pontos de Cultura, entidades não governamentais sem fins lucrativos que desenvolvem ações culturais continuadas nas comunidades locais. Mas, além disso, o programa trabalha também com os Pontões de Cultura e com o Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura.
ministra da Cultura, Marta Suplicy, destacou a importância dos Pontos de Cultura e do Cadastro Nacional: “É preciso que os pontos de cultura consigam realizar seus compromissos sem precisar contratar nenhum tipo de serviço, os pontos de cultura devem começar como pontos e voar cada vez mais”, aponta.
Marta afirmou as expectativas a respeito dos pontos de cultura e sua independência: “Queremos que eles tenham o perfil para aceitar o Vale-Cultura e que possam se beneficiar disso. Que levem cultura aos trabalhadores, além do programa Cultura nas Escolas”, finaliza.
Vale-Cultura
Iniciativa criada para facilitar e estimular acesso a produtos e serviços culturais, o Vale-Cultura oferece benefício de R$ 50,00 mensais ao trabalhador que tenha seus direitos regidos pela CLT e ganhe até cinco salários mínimos.
O beneficiário pode usar seu cartão do programa para ir ao teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo ou mesmo comprar CDs, DVDs, livros, revistas, jornais, instrumentos musicais, além de pagar mensalidade de cursos relacionados a artes.
Até o fim de julho, o Vale-Cultura já emitiu 223 mil cartões e R$ 20,3 milhões já foram gastos pelos usuários em 13 mil estabelecimentos.

Racismo no futebol está virando uma praga, afirma presidenta Dilma


Posted: 29 Aug 2014 03:58 PM PDT
A presidenta Dilma Rousseff lamentou o racismo sofrido pelo goleiro Aranha durante a partida entre Santos e Grêmio, realizada ontem em Porto Alegre pela Copa do Brasil. Dilma comentou sobre o episódio durante encontro com grupos culturais nesta sexta-feira (29) em Salvador.
“Acho muito grave o fato de que o racismo tem aparecido muito nas atividades do futebol. O futebol é o esporte em que nossos atletas negros se afirmaram e deram orgulho a todo o Brasil. [...] O racismo no futebol está virando uma praga. É necessário afirmar o esporte como valor que distingue os negros do nosso país como grandes atletas.”
Durante o encontro, a presidenta lembrou também a proposta do governo brasileiro de uma Copa pela Paz e Contra o Racismo para a Copa 2014, que virou lema do Mundial e foi endossado pela Fifa e pela ONU.
Seppir
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) entrou em contato, nesta sexta-feira, com dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Santos para dialogar sobre medidas permanentes de prevenção ao racismo. Na ocasião, a ministra Luiza Bairros afirmou que o Brasil não pode tolerar o racismo.

Chuva de granizo atinge lavouras de café no Sul de Minas e perdas podem chegar a 80%


29/08/2014 16:31


Twitter




Nesta quinta-feira (28), lavouras de café na região do Sul de Minas Gerais foram atingidas por uma chuva de granizo de grandes proporções seguida de vendaval. Os municípios de Varginha e Eloi Mendes foram os mais atingidos.
Segundo o produtor rural, Fabiano Reghin Doninguetti, o granizo desfolhou os cafeeiros e em lavouras mais novas chegou a descascar o caule das plantas. Fabiano tem cerca de 300 mil pés de café e estima que pelo menos 80% foram afetados (vejam fotos abaixo). A situação também afeta a colheita, já que, os trabalhos nos campos na localidade só seriam finalizados nos próximos 15 a 20 dias, o produtor não possui seguro.
A Fazenda Panorama localizada no município de Eloi Mendes também teve sua lavoura prejudicada em decorrência das chuvas. Os pés de café que já sofriam com a seca da região foram desfolhados. (vejam fotos abaixo).
De acordo o  presidente do Sindicato Rural do município de Boa Esperança-MG, Manoel Joaquim da Costa, as chuvas podem afetar ainda mais as lavouras da região que sofrem com a seca e registram perdas na safra atual. "Tenho a informação de que a chuva foi forte e pode ter muito prejuízo para a região. Ainda não sabemos qual a quantidade de hectares que essa chuva atingiu, mas os produtores já se movimentam para quantificar as perdas", afirmou Costa ontem ao NA.
Apenas na segunda-feira as cooperativas e sindicatos da região terão um balanço das perdas.

Varginha-MG

(Foto: Raquel Braga)

(Foto: Raquel Braga)

(Foto: Raquel Braga)

(Foto: Raquel Braga)

(Foto: Raquel Braga)

(Foto: Raquel Braga)

Fazenda Panorama, em Eloi Mendes-MG

(Foto: José Roberto de Freitas)

(Foto: José Roberto de Freitas)

(Foto: José Roberto de Freitas)

(Foto: José Roberto de Freitas)

(Foto: José Roberto de Freitas)
Fonte: Notícias Agrícolas // Jhonatas Simião

Segunda etapa da vacinação contra o HPV inicia amanhã em todo o Brasil

Posted: 31 Aug 2014 06:00 AM PDT
Campanha de vacinação contra o HPV - segunda dose.A segunda dose da vacina conta o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero, começa a ser aplicada em meninas de 11 a 13 anos, a partir da próxima segunda-feira (1º/9) em todo o Brasil. A segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até a aplicação da dose de reforço, em cinco anos. Com o esquema vacinal completo, a adolescente garantirá a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A vacina passou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em março deste ano. Em apenas seis meses, 4,3 milhões de meninas nessa faixa-etária já foram vacinadas, atingindo 87,3% do público-alvo – uma das maiores coberturas para essa vacina em todo o mundo. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, todos os estados conseguiram atingir a meta de cobertura da primeira dose da vacina.
A vacinação nas escolas foi o diferencial para o alcance da meta nacional. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda aos municípios repetir a estratégia para a aplicação da segunda dose. Para quem preferir ir ao serviço de saúde, a vacina está disponível, durante todo o ano, nas mais de 36 mil salas de vacinação espalhadas pelo Brasil. A meta agora é vacinar 80% das 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos residentes no país.
“Estamos lidando com efeito de saúde pública de grande magnitude. As estimativas para este ano é de que ocorram 15 mil novos casos de câncer do colo de útero e cerca de 4,8 mil óbitos. No entanto, com a combinação do sucesso na expansão da imunização contra o vírus do HPV, com a forte mobilização dos estados, municípios, escolas públicas e privadas, e dos meios de comunicação, juntamente com a ampliação da estratégia do Papanicolau nas Unidades Básicas de Saúde, conseguiremos reduzir significativamente esse tipo de câncer nos próximos anos no país”, afirmou o ministro.
A vacina também está disponível para aquelas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose da vacina HPV, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na unidade de saúde. Neste ano, serão vacinadas as adolescentes do primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.
Mapa de casos de câncer do colo do útero no Brasil. Ministério da Saúde.Mapa de casos de câncer do colo do útero no Brasil. Arte: Ministério da Saúde.
EficáciaA vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.
Sobre o HPVÉ um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 15 mil novos casos.
Fonte: Ministério da Saúde.

sábado, 30 de agosto de 2014

Agricultura de Gaza devastada pela ofensiva israelense

gaza-farmer.si
ONU aponta: ataques dizimaram cultivos, criação e pesca, arruinando agricultores e provocando forte alta dos preços de alimentos. Só ajuda externa evitará fome
Na RT | Tradução Cauê Seignemartin Ameni
A operação militar israelense em Gaza devastou o centro da produção de alimentos anunciou a ONU, alertando que a falta de alimentos afetará  “severamente” a população local e que a recuperação exigirá “ajuda externa significante”.
“Os recentes conflitos resultaram em danos substanciais aos 17 mil hectares de terras agrícolas de Gaza, bem como grande parte de sua infraestrutura, incluindo estufas, sistemas de irrigação, fazendas de pecuária, galpões de armazenamento e barcos de pesca,” disse em comunidade a Organização para Alimentos e Agricultura (FAO) da ONU.
Com as atividade agrícola e pesca praticamente paradas após agricultores, pastores e pescadores serem obrigado a fugir de seus territórios, e com o bloqueio israelense imposto, os palestinos estão enfrentando escassez de alimentos.
Gaza perdeu metade de suas aves de criação por causa do bombardeio ou por falta de água, uma vez que o exército israelense destruiu a infraestrutura palestina, acredita o Prgorama Mundial de Alimentos (PMA).
“Under the most recent ceasefire many farmers and herders are now able to access their lands, however resumption of food production faces serious obstacles given the damage sustained and shortage of water, electricity, inputs and financial resources, as well as ongoing uncertainty regarding the possible resumption of military activities,” said Ciro Fiorillo, head of FAO’s office in the West Bank and Gaza Strip.
“Sob o cessar-fogo mais recente, muitos agricultores e pastores podem voltar a suas terras, no entanto, para retomar a produção de alimentos há sérios obstáculos. São representados pelos danos sofridos como escassez de água, energia elétrica, insumos e recursos financeiros, assim como a incerteza contínua sobre a possível retomada das atividades militares”, disse Ciro Fiorillo, chefe do escritório da FAO na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
gaza-fishing
“Cerca de 64 mil cabeças de pequenos ruminantes estão precisando de ração e água para evitar mais mortes”, disse a FAO, acrescentando que a recuperação no setor agrícola “vai exigir ajuda externa significante a longo prazo”.
A FAO estima que as perdas do setor de pesca chegam a 234,6 toneladas durante o período de 9 de Julho a 10 de Agosto, ou “equivalente a 9,3% da volume anual obtido pelos pescadores”.
O enclave palestino importam a maior parte de seus produtos alimentícios, mas a FAO estima que a agricultura local e a pesca servem como o meio mais acessível para obtenção de alimentos.
“Cerca de 28,6 mil pessoas em Gaza dependem da agricultura (19 mil), pecuária (6 mil) e pesca (3.600) para sua sobrevivência”, diz a FAO, destacando que os preços dos alimentos básicos aumentaram desde a Operação Protective Edge começou.
gaza-local-market
“As altas vão desde 40% no preço dos ovos, a 42% para as batatas e 179% para os tomates”, diz a organização, estimando que cerca de 1,8 milhões de pessoas dependem atualmente de ajuda alimentar.
Os programas de alimentos executados pela ONU auxiliam regularmente cerca de 1,1 milhões de pessoas, além de cerca de 700 mil que se beneficial atualmente do abastecimento de alimentos do Ministérios Palestino de Assuntos Sociais e ONU.
“Temos um programa que favorece a resiliência dos agricultores, pescadores e pastores de Gaza”, disse Abdessalam Ould Ahmed, representando regional da FAO para o Oriente Médio e Norte da África. “Precisamos voltar as atividades no caminho certo, logo que cessem as hostilidade, para promover não apenas a sobrevivência do povo de Gaza, mas o seu desenvolvimento autossuficiente”.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Resumo mensal de notícias sobre o tabagismo e o alcoolismo



Especial Dia Nacional de Combate ao Tabagismo
Neste 29 de agosto de 2014, Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Brasil comemora mais um ano de redução do número de tabagistas, e, consequentemente, de fumantes passivos.
Contudo, três fatos negativos são dignos de nota.
O primeiro, a triste situação de agricultores do tabaco no sul do país, sob a dependência técnica e comercial da Souza Cruz. A questão é bem abordada pela segunda e terceira de uma série de quatro reportagens do jornal O Globo, entre os dias 2 e 5 deste mês.
Semelhantemente ao combate ao trabalho escravo, a economia escrava desse setor precisa urgentemente da fiscalização e regulamentação dos poderes executivo e legislativo, de todos os níveis.
O segundo, o grande perigo do cigarro contrabandeado, inclusive o legalmente fabricado no Paraguai, de acordo com pesquisa desenvolvida desde 2012 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que mostra a concentração mais alta de metais cancerígenos que dos produtos nacionais, como chumbo, um vaso constritor poderosíssimo e relacionado inclusive à malformação de fetos, em níveis até 116 superiores, de níquel, que pode causar mutações no DNA, de cromo, causador de diminuição da função dos pulmões, em concentrações até 33 vezes superiores, de manganês, causador de doença com sintomas semelhantes ao Parkinson e que pode ser neurodegenerativo, e da viciante nicotina, em quantidades 10 a 20 vezes maiores, além de agentes de contaminação como colônias de ácaros e fungos, que vão diretamente aos pulmões, pelo de animais, terra, areia, restos de insetos, e, encontráveis em 99% dos cigarro analisados, pedaços de plásticos.
Por último, é uma pena não haver sido divulgado o relatório do Grupo de Trabalho criado pela Anvisa em 26/12/2013, previsto para ser entregue na última quarta-feira (27), sobre as 121 substâncias inseridas na fabricação do tabaco, proibidas e com proibição suspensa pela própria Anvisa, em especial por deixar passar este dia nacional de combate ao tabagismo, que mata mais do que qualquer outro vício no mundo.
A Amata não participa e nem interfere no trabalho dessa Agência Reguladora. No entanto, pede licença pois vê-se na obrigação de alertar que uma vez retirados da composição do cigarro os, para resumir, venenos como os acima citados, constata a necessidade de se acrescentar aos maços de cigarro um prazo de validade, como, por sinal, existente em qualquer outro  produto ingerível. 
Digno de nota, ainda, o fato da Ministra do STF, que liminar e unilateralmente, ao arrepio da letra da lei, suspendeu a proibição de se adicionar ao cigarro outros aditivos, como os saborizantes, pediu na última segunda-feira (25/08), pela terceira vez, o adiamento do julgamento da ação (ADI 4874), que havia sido incluído na pauta de hoje do Tribunal.
Enquanto isso, novas gerações vão sendo viciadas e intoxicadas! 
Boa leitura!
Silvio Tonietto 
Diretor-Geral
Pare de Fumar!
Palestra "Preparação para Deixar de Fumar"

www.paredefumaragora.com.br

Mais de 35 mil views no youtube
"30 minutos que valem uma vida"
06/08/2014 - Correio Web - Cigarros contrabandeados tornam o tabagismo ainda mais perigoso. Pesquisa desenvolvida desde 2012 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) analisou 18 marcas contrabandeadas do Paraguai e mostra concentração ainda mais alta de metais cancerígenos e agentes de contaminação como colônias de ácaros e fungos. Pêlo de animais, terra, areia, vestígios de plásticos, restos de insetos, colônias de fungos, ácaros e metais cancerígenos como chumbo (quantidade até 116 superior aos vendidos legalmente, metal extremamente tóxico relacionado, inclusive, à malformação de fetos), cádmio, níquel (agente altamente genotóxico e pode causar mutações no DNA, alergias de pele, fibrose pulmonar, problemas nos rins e envenenamento do sistema cardiovascular), cromo (concentração 33 vezes superiores, causa também formação de úlceras, bronquite crônica e diminuição da função dos pulmões) e manganês (causa também doença conhecida como manganismo, com sintomas semelhantes ao Parkinson, e pode ser neurodegenerativo) estão por trás do cigarro que vem do Paraguai. Um dado assustador mostra que algumas marcas contrabandeadas têm quantidade de nicotina de dez a 20 vezes superior do produto nacional. (veja outros resultados ao final dessa matéria). "A probabilidade é de 99% de achar algum um pedaço de plástico no cigarro paraguaio. A gente encontrou a ponta de um filtro inundada de ácaros, isso vai direto para o pulmão", alerta Cleber Pinto da Silva, mestrando em química aplicada da UEPG, autor do trabalho, que lembra que no Paraguai esse produto é legalizado e tem, inclusive, registro
05/08/2014 - O Globo - Futuro da produção de fumo é tema central de debate de reguladores e ativistas. Reunião da ONU discutirá alternativas para fumicultores. Plantação de alimentos orgânicos é uma porta de saída. José Eupídio Nunes diz querer aumentar a produção de leite para interromper a de fumo na sua pequena propriedade na zona rural de São Lourenço do Sul (RS), município que é um dos maiores produtores de folhas de tabaco do país. Safra a preços incertos, condições precárias de trabalho e problemas na saúde da família estão entre as principais razões para o desejo de mudança. Mas que é seguido por um lamento: - Plantar tabaco parece um vício como o cigarro. Todo ano dizemos que é o último, mas continuamos no seguinte - admite. - É que, enquanto não tivermos garantia de compra, não temos como parar totalmente com o fumo
04/08/2014 - O Globo - Modelo de produção controlado pelas fabricantes de cigarros faz plantadores no RS se endividarem. Um produtor que trabalha desde os 7 anos tem débito de R$ 70 mil. - Há um alto investimento, que o produtor vai pagar em dez, 20 anos, e nesse período ele se torna refém da indústria. Acaba sendo um mecanismo de escravidão - denuncia Amadeu Bonato, pesquisador do Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais (Deser). - Teria investido no leite, mas não acredito que dê para fazer isso agora - diz Lauro Leitzke, que contraiu dívida de R$ 40 mil, fala pouco e com semblante triste. Pesquisador do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Fiocruz, Marcelo Moreno entrevistou 71 mulheres do município de Palmeira (PR) e investigou como elas enxergavam a fumicultura. - Elas já conhecem a intoxicação por agrotóxico, o câncer relacionado à radiação solar, a doença da folha, os problemas osteomusculares pelo levantamento de peso, o trabalho extenuante... - comenta Moreno, que explica por que elas permanem no ciclo degradante: - Notamos um sistema integrado de produção que amarra o produtor. Existe uma dependência econômica. É um grande problema o medo de sair e achar que não vai conseguir sobreviver, mesmo sabendo que está adoecendo
03/08/2014 - IG (The New York Times) - (Que beleza!) Algodão doce e banana split: sabores atraem fumantes de cigarro eletrônico. Em todo o setor dos cigarros eletrônicos, existem mais de 7.000 sabores e algumas estimativas acreditam que quase 250 são acrescentados todos os meses. Embora a FDA tenha proposto uma regulamentação para os cigarros eletrônicos nos Estados Unidos, ela não limitou a venda de sabores, embora a agência ainda esteja estudando o que fazer a respeito. Durante uma audiência realizada pelo Senado americano no fim de junho, os legisladores denunciaram as fabricantes por acreditarem que suas práticas de marketing eram voltadas a crianças, incluindo a adoção de sabores que são proibidos em cigarros comuns. "Vocês me envergonham", afirmou o senador Jay Rockefeller, Democrata da Virginia Ocidental, a diversos executivos. "Vocês simbolizam tudo o que há de errado com este país"
03/08/2014 - O Globo - Plantação de tabaco emprega crianças e desmata, diz Ministério Público do Trabalho do Paraná. E não é só aí que recai a insustentabilidade do sistema: além do contato com nicotina e agrotóxicos, há frequentes denúncias de contaminação de solo e água. Quase 90% dos agricultores não completaram o ensino fundamental, segundo dados da Universidade de Santa Cruz do Sul (RS). Ao todo, cerca de 150 mil crianças são de famílias de agricultores de tabaco. Um levantamento de 2008 com 1.128 fumicultores do Sul feito pelo Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais (Deser) mostra que 40% dos filhos homens e quase 20% das mulheres, além de 9% dos filhos abaixo de 12 anos, auxiliam no cultivo. Um problema que não é só brasileiro. Em maio, a ONG Human Rights Watch denunciou o trabalho infantil nas lavouras americanas de fumo. - As crianças vão à escola e ajudam na lavoura no resto do dia. A colheita é no final do ano, quando elas estão de férias - explica a procuradora Regional do Trabalho no Paraná, Margaret Matos, que há quase duas décadas acompanha o modelo de produção no Sul. - A indústria sabe quantas pessoas são necessárias para produzir e sabe que a família acaba participando. Portanto, beneficia-se de mão de obra não remunerada. É um sistema perverso. De acordo com ela, estudos mostram que as crianças sofrem mais do que os adultos com os agrotóxicos. E outros sugerem até mesmo déficit de crescimento e de cognição, além de desnutrição. A fiscalização tem aumentando, por isso os agricultores já compreendem que é ilegal empregar os filhos pequenos. A função, entretanto, vem de pai para filho. Jovens e adultos contam ter começado cedo. O desmatamento foi constatado pelo Ibama, que, num relatório recente, contou 20 hectares de Mata Atlântica destruídos no entorno de Segredo (RS). - Além de limpar a área para plantar mais fumo, eles usavam a madeira para a secagem das folhas - relata o procurador federal Roberto Rigon. Uma das minhas propostas é estabelecer uma licença ambiental para as estufas, elas queimam lenha e liberam gás carbônico não monitorado, diz o procurador
02/08/2014 - O Globo - Guimbas de cigarro: 4 trilhões de ameaças à saúde e ao meio ambiente. Dos 5,6 trilhões de cigarros fumados anualmente no mundo, mais de 4 trilhões foram descartados em lugar inapropriado, poluindo o solo e a água, segundo levantamento do Projeto Cigarette Butt Pollution. Filtros costumam ser arremessados no mar e, assim, prejudicam a cadeia alimentar. Seus componentes químicos, que incluem uma série de metais pesados, são ingeridos por peixes e aves marinhas - e estes, depois, são consumidos pelo homem. A ameaça é agravada pelo tempo que essas substâncias passam expostas no oceano. A decomposição do filtro das guimbas pode demorar até cinco anos. Nos últimos 27 anos, o Programa Internacional de Limpeza das Zonas Costeiras recolheu mais de 52 milhões de filtros de cigarro, uma quantidade quase oito vezes maior que a de latas de bebida encontradas. As guimbas representaram 32% de todos os detritos coletados pela iniciativa. - É impressionante como este tema foi tão negligenciado até agora - criticou Thomas Novotny, Professor de Saúde Global da Universidade de San Diego. - Provavelmente não vemos discussões porque as pessoas veem as guimbas apenas como pequenos pedaços de lixo, que não causariam qualquer perigo. A solução, para o especialista, é simples: atacar o bolso das empresas