sexta-feira, 23 de março de 2012

Prefeitura cede espaço em escola rural para alunos de ensino médio



Cerca de 80 alunos deverão estudar na nova escola, que funcionará em regime de alternância. A previsão é de que as aulas comecem em abril.
 
Em breve os alunos da Reta Grande no distrito de Ângelo Franchiani terão mais comodidade para frequentar as aulas, pois foi publicado no Diário Oficial do Estado a criação da Escola Estadual Comunitária Rural de Colatina (EECOR), que vai oferecer curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no próprio distrito.
 
Atualmente, o distrito conta com a escola Padre Fulgêncio do Menino Jesus que atende alunos do Ensino Fundamental. Embora a implantação de uma escola rural para alunos do Ensino Médio seja uma reivindicação antiga da comunidade somente agora, devido a grande demanda de alunos e empenho da Prefeitura em parceria com o Governo Estadual foi possível atender esse pedido.
 
A nova escola contará com uma sede própria que deverá ser construída pelo governo do estado. A Prefeitura cedeu o espaço físico, que conta com laboratório de informática, biblioteca, sala de aula e espaço agropecuário. De acordo com a coordenadora da educação rural, da Secretaria de Educação, Ana Paula Moschen, um estudo identificou cerca de 80 estudantes que deverão ser beneficiados.
 
De acordo com a Superintendência Estadual de Educação de Colatina, a previsão é de que sejam formadas duas turmas no regime de alternância. Além disso, todos os profissionais que atuarão na escola estão em fase de contratação. A previsão é de que as aulas comecem depois da Páscoa. Junto do calendário escolar será divulgado o calendário de reposição das aulas para que os alunos não sejam prejudicados.
 
Pedagogia de Alternância
 
A metodologia da Pedagogia da Alternância nas escolas, proporciona uma forma pedagógica de ensino que tem como objetivo proporcionar uma formação integral que prepare os alunos para a vida. A metodologia tem como ponto de partida o cotidiano do aluno não só na escola, mas também em casa. O ensino conta com a participação dos professores, da família, da comunidade e de todos que participam da vida dos alunos.
 
Na dinâmica das escolas rurais, os estudantes passam a ser protagonistas de sua aprendizagem, aplicando as matérias aprendidas à realidade em que vivem. Para isso, uma vez por semana, cada turma permanece na escola em tempo integral. Pela manhã são ministradas as disciplinas comuns, pela tarde os estudantes recebem aulas de agropecuária teórica e prática, atividades esportivas, e outras atividades que fazem parte da Pedagogia da Alternância. Na sexta-feira, os estudantes ficam em casa realizando atividades práticas, que aprenderam com os conhecimentos que adquiriram na escola.
 
Texto: Felipe Storino / Jackson Guasti

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