O estudante teresense e medalhista em Matemática Witalo Souza com a presidenta Dilma Rousseff |
Fabricio Ribeiro
Assessoria PMST
Com informações Bruno Lyra
Assessoria PMST
Com informações Bruno Lyra
A educação pública de Santa Teresa está entre as melhores do país. A constatação é do Educa Brasil (Encontro Nacional dos Secretários de Educação) que este ano vai premiar o desempenho da Secretaria Municipal de Educação com a Palma de Ouro no Prêmio Diamantes da Educação Brasileira.
A honraria é concedida às 100 melhores redes municipais de ensino, num universo de mais de 5 mil municípios existente no país. A premiação será entregue oficialmente na próxima edição do Educa Brasil, que vai acontecer entre os próximos dias 03 e 06 de maio em Florianópolis, Santa Catarina.
Dentre os critérios usados na avaliação, estão o desenvolvimento de projetos extracurriculares, a aplicação do mínimo de 25% do orçamento municipal na educação e a gestão democrática nas unidades de ensino.
Prioridade
Para a secretária de Educação de Santa Teresa, Luzia Sperandio, o prêmio é resultado de um esforço conjunto de todos os servidores da pasta, e reflete a prioridade dada pelo poder público ao sistema municipal de ensino.
“É um trabalho árduo que mostra o compromisso de cada um. Temos um grupo de profissionais habilitados que preza por uma educação de qualidade”, salientou.
O prefeito Gilson Amaro enfatiza que a educação com qualidade sempre deve ser prioridade da sociedade e dos governos.
Matemática em alta
Santa Teresa também vem se destacando pela boa performance de seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Na última semana foi entregue a Secretaria Municipal de Educação um troféu alusivo ao desempenho dos alunos da rede na edição de 2008 da Olimpíada.
E de lá para cá os estudantes da Doce Terra dos Colibris vem mostrando que são bons de conta. Foram diversas medalhas e menções honrosas. Destaque para o estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ethevaldo Damazio, Witalo Pietler Pimenta de Souza, ouro em 2008 e 2010.
Em 2011 alunos da rede municipal conquistaram um medalha de prata e duas de bronze, além de quatro menções honrosas. Santa Teresa ficou ainda com outras cinco menções honrosas, desta vez de alunos das escolas estaduais e do Instituto Federal de Educação (Ifes).
Rede municipal tem 21 escolas,
3,6 mil alunos e muitos projetos
A secretária de Educação Luzia Sperandio com o prêmio que a cidade recebeu da Olimpíada de Matemática |
A rede municipal de ensino tem hoje 21 escolas que atendem cerca de 3,6 mil alunos. Além das aulas convencionais previstas no currículo escolar, os estudantes tem acesso a uma série de atividades que enriquecem o aprendizado.
Uma delas são as aulas de italiano, através do projeto Parlare, em parceria com o Círculo Trentino de Santa Teresa. O objetivo é resgatar a cultura dos imigrantes italianos, grupo que teve decisiva participação na história do município.
Outra atividade extra são as aulas de música, oferecidas no contra-turno dos estudantes. Violão, flauta, violino e canto-coral estão entre os cursos ofertados. Nas escola há também o projeto Vire a Página, onde o aluno é estimulado a mergulhar na literatura brasileira e participar de peças teatrais.
Antenada com as evolução da tecnologia digital, a rede municipal de ensino de Santa Teresa oferece ainda um projeto de Educação Tecnológica. Com material didático ofertados aos alunos e treinamento específico dos professores da rede pela empresa Microkids, a iniciativa articula as matérias vistas em sala de aula com o ensino da informática.
Tem ainda o projeto Vire a Página, que integra vários conteúdos, literatura e teatro. O de Educação para o Trânsito e o de Educação Patrimonial
Tem ainda o projeto Vire a Página, que integra vários conteúdos, literatura e teatro. O de Educação para o Trânsito e o de Educação Patrimonial
Nenhum comentário:
Postar um comentário