quinta-feira, 17 de maio de 2012

Com apoio do Sebrae, 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos incentiva popularização do consumo de produtos naturais


Realizada entre os dias 28 de maio e 02 de junho, a Semana será uma campanha nacional de massificação do acesso à alimentação orgânica, e de sua importância para a qualidade de vida e para a sustentabilidade da agricultura familiar
Em tempos de fast food e produtos industrializados, poucos consumidores se atentam a uma alimentação saudável, livre de pesticidas, fertilizantes e agrotóxicos, que acaba sendo também dificilmente encontrada nos supermercados. Pensando nisso, o Ministério da Agricultura, em parceria com diversas organizações, vai promover a 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos em todo o país, entre os dias 28 de maio e 02 de junho de 2012.
O evento, que oferecerá uma programação variada, pretende esclarecer a população sobre o que são os alimentos orgânicos, seus vários benefícios ambientais, sociais e nutricionais, além de massificar e dinamizar a produção e o consumo desses alimentos no dia a dia, visto que a agricultura orgânica não é tão popular em nosso país.
“O comércio de produtos orgânicos deixou de ser uma tendência de mercado, e a estratégia da Semana é justamente popularizar o acesso, para que todos possam usufruir de uma alimentação mais saudável sem pagar a mais por isso”, comenta a analista da Unidade de Atendimento ao Agronegócio do Sebrae ES Juliana Castro.
Além de mais saborosos, os alimentos orgânicos se conservam por mais tempo na geladeira sem perder suas qualidades nutritivas. Seu processo de produção é artesanal e cuidadoso e o resultado são alimentos mais ricos em vitaminas, sais minerais e outras substâncias importantes para a saúde.
Programação variada
Durante os sete dias de evento, serão oferecidas palestras, atividades pedagógicas, seminários e debates, oficinas para produtores, exibição de vídeos, degustação de produtos orgânicos e muitas outras atividades culturais. A quarta-feira (30) será o Dia Especial da Agricultura Orgânica, no estacionamento da Praça do Papa, em Vitória, onde os participantes poderão conhecer a Feira de Produtos Orgânicos, com orientações ao consumidor e uma programação especial.
A Semana é voltada para o público em geral e acontece gratuitamente em diversos locais e feiras da cidade. A realização é do Ministério da Agricultura em parceria com diversos parceiros estaduais. No Estado, o evento conta com o apoio do Sebrae ES, Incaper, Instituto Chão Vivo, Só Orgânicos, d’Bem, Ufes, Ifes, Rodosol, MC. Comunicações, Amparo Familiar, APSAD Vida, Colégio Marista, IdeAzul e as prefeituras de Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Serra e Vitória.
Confira aqui a programação completa da 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos no Espírito Santo.
Programa PAIS apoia produtores
A Semana contará ainda com o incentivo do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), desenvolvido pelo Sebrae ES. O programa tem o objetivo de instruir os pequenos agricultores a criar uma produção integrada por meio de uma horta agroecológica, e assim passar a comercializar produtos orgânicos e popularizar cada vez mais a agricultura orgânica em todo o país. Os princípios agroecológicos se baseiam numa proposta alternativa à agricultura familiar, sendo economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente sustentável e culturalmente aceita.
Junto aos diversos parceiros públicos e privados, o Sebrae atua com a assistência técnica aos produtores como forma de incentivo à cadeia produtiva. A expectativa é que o programa seja aplicado em 18 municípios, beneficiando cerca de 540 famílias. Seis municípios já são atendidos pela instituição: Mimoso do Sul, Apiacá Muqui, Presidente Kenedy, Pinheiros e Dores do Rio Preto.


Descrição: Descrição: karla

Nenhum comentário:

Postar um comentário