De acordo com o extensionista do Incaper, Ubaldino Saraiva, os agricultores do município possuem significativo plantio de eucalipto em suas propriedades e por isso necessitam de orientações sobre procedimentos seguros para realização do corte. “Queremos qualificar os produtores para que trabalhem com segurança, evitando acidentes”, afirmou Ubaldino. Ele disse que o curso também apresentará noções de cortes para trabalhos cotidianos na propriedade rural, como em períodos específicos da poda do café.
Atualmente, o município de Marechal Floriano possui dois mil hectares de eucaliptos, sendo metade plantado em propriedades particulares. Conforme Ubaldino Saraiva, a existência do plantio de eucalipto em pequenas propriedades é positivo para preservar a área de Mata Atlântica. “Em Marechal Floriano, há 36% de floresta nativa. Essa área é preservada quando se usa a madeira do eucalipto para corte de lenha, e não da Mata Atlântica”, explicou o extensionista do Incaper. Ele também disse que há critérios para o plantio da espécie na propriedade, como a distância mínima de córregos e nascentes.
O curso, promovido em parceria com o Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), também conta com o apoio da Fibria. A previsão é de que haja mais dois cursos durante este ano no município.
Incaper
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário