Os
brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde
2005, uma data exclusiva para ser comemorada: 24 de Maio, o Dia Nacional
do Café. Incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão
da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, a data simboliza o
início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada
por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pelas
indústrias que, em parceria com o varejo, promovem ações locais com
lançamentos de novos produtos e realização de degustações nos pontos de
venda.
Maior
produtor e exportador de café do mundo, o Brasil é também o segundo
maior mercado consumidor, só superado pelos Estados Unidos. Em 2011, o
consumo per capita foi o maior já registrado no Brasil: 4,88 kg de café
torrado, quase 82 litros para cada brasileiro! Esse
consumo superou o recorde de 1965, que foi de 4,72 kg/hab./ano.
Comparativamente, o consumo per capita brasileiro é também maior que o
da Itália, da França e dos Estados Unidos. Os campeões, entretanto,
ainda são os países nórdicos – Finlândia, Noruega e Dinamarca – com um
volume próximo dos 13 kg por habitante/ano.
Em
2011, conforme levantamento feito pela ABIC, o consumo interno foi de
19,72 milhões de sacas, um acréscimo de 3,11% em relação ao período
anterior, que havia sido de 19,13 milhões de sacas. Para 2012, a ABIC
projeta um crescimento de 3,5% em volume, o que elevaria o consumo para
20,41 milhões de sacas, bem próximo ao dos Estados Unidos, que gira em
torno de 21 milhões a 23 milhões de sacas por ano.
Pureza e Qualidade
Para
comemorar o Dia Nacional do Café deste ano, a ABIC escolheu como tema o
Selo de Pureza, certificação pioneira na área de alimentos e bebidas.
Lançado há 23 anos, o programa monitora as marcas no mercado, por meio
de coletas e análises laboratoriais, assegurando aos consumidores
aquelas que efetivamente são puras, item básico para um café de
qualidade.
“Onde
tem café puro, tem este Selo”, diz o mote criado pela entidade com o
objetivo de, juntamente com os seus associados, difundir a importância
da pureza da bebida e, consequentemente, a exigência do Selo de Pureza
ABIC entre os consumidores. “Desde 2005, a ABIC, contando com as ações
locais das empresas associadas, transformaram o Dia Nacional do Café em
uma grande comemoração. É a oportunidade de o mundo cafeeiro retribuir
com uma homenagem especial essa fonte inesgotável de prazer, aroma e
sabor”, diz Manoel Assis, diretor de Marketing e Comunicação.
O
crescimento contínuo e consistente do mercado interno brasileiro, a
taxas superiores às dos demais mercados (que crescem em torno de 1,5% a
2% ao ano), deve-se, de acordo com a ABIC, ao fato de o café ter deixado
de ser um simples hábito e se transformado em fonte de energia e prazer
na vida agitada do dia a dia das pessoas. Isso é resultado da melhor
qualidade dos grãos hoje à disposição dos consumidores. A ABIC prevê que
esse segmento de consumo de cafés finos, gourmet, continuará crescendo
em torno de 15% ao ano nos próximos cinco anos.
As
inúmeras cafeterias espalhadas pela grande maioria das cidades, também
são responsáveis por esse crescimento do mercado, já que elas, com os
seus baristas, atuam como difusores de conhecimento sobre a cultura do
café, as características de cada uma das regiões produtoras e na
promoção de novas formas de preparo que, ao lado do café coado ou
filtrado, também vêm conquistando os consumidores, como o ‘espresso’, o
preparado na prensa francesa e em receitas como cappuccinos e em
combinações quentes ou geladas.
ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café Maio 2012
Tempo de Comunicação
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