terça-feira, 19 de junho de 2012

Brasil reafirma comércio avícola com Venezuela, após nota de suspensão - 19/6/2012


 
 
O presidente-executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, foi informado pelo embaixador do Brasil em Caracas (Venezuela), José Antônio Marcondes de Carvalho, que são inverídicas as afirmações de que o governo venezuelano suspenderia as importações de frango brasileiro.

A suposta suspensão, conforme divulgado na mídia daquele país, seria adotada como estímulo à produção local. Entretanto, segundo disse o ministro da Alimentação da Venezuela e presidente da La Casa (estatal venezuelana importadora de carne de frango do Brasil), general Carlos Osório, ao embaixador do Brasil, as importações do produto avícola brasileiro serão mantidas. "A produção avícola venezuelana está crescendo, mas os embarques brasileiros continuarão nos mesmos níveis. O Brasil tem capacidade para fornecer o produto com regularidade àquele mercado e continuará a contribuir com a segurança alimentar ao país vizinho", ressalta Turra.

Turra explica que houve queda de 17,1% nas exportações brasileiras de carne de frango entre janeiro e maio deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 48,5 mil toneladas. Entretanto, essa redução é resultado de dificuldades logísticas enfrentadas no início de 2012.

"O Brasil é o maior exportador de carne de frango para Venezuela e tem a confiança deste mercado. Somos vizinhos e parceiros comerciais e, conforme afirmou o ministro Osório, esta excelente relação segue firme. E, a Embaixada brasileira em Caracas se mostrou atenta e pró- -ativa às questões relacionadas ao frango brasileiro", destaca.

Suspensão

Na semana passada a imprensa venezuelana publicou detalhada reportagem na qual anunciou que o governo de Hugo Chávez decidiu suspender a importação de carne de frango depois que o setor avícola local demonstrou que a produção nacional é suficiente para abastecer o mercado interno.

Na matéria, o destaque maior foi dado ao presidente da Federação Nacional de Avicultura da Venezuela (Fenavi), Francisco Tagliapietra. Além de informar que a avicultura venezuelana vem crescendo a um ritmo anual de 8% e que desde o final de 2011 está em condições de satisfazer a demanda interna, Tagliapietra observava que "o estado é o único importador de carne de frango da Venezuela" e que os principais fornecedores do país são Brasil e Argentina.

Conforme o presidente da Fenavi, o estado vinha importando para complementar um déficit que - foi demonstrado em reunião realizada no início de junho - já não existe, pois o setor produz, em média, 100 mil toneladas de carne de frango, o suficiente para atender plenamente o consumo interno.

DCI - Diário do Comércio & Indústria

Nenhum comentário:

Postar um comentário