Além dos presentes na conferência internacional, participaram do lançamento o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli da Costa, o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, dentre outras autoridades.
O novo produto foi desenvolvido pela torrefadora mineira Santo Antonio Estate Coffee, a partir do café arábica do Sul de Minas Gerais com o conilon especial produzido em Santa Teresa, Espírito Santo. “Nossa meta é fazer o consumidor e a indústria entenderem a qualidade do conilon”, apontou o produtor Luís Carlos Gomes, que é um dos fornecedores para o novo blend.
Durante o lançamento o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, destacou o reconhecimento das associações americana e brasileira. “Isso mostra o quanto o robusta pode contribuir para o mundo dos cafés, encantando cada vez mais os consumidores. Além de atender à demanda crescente por produtos de melhor qualidade com o conilon especial do Espírito Santo”, afirmou Evair.
O conilon lavado trouxe corpo acentuado, mais robusto, e reforça o conceito de sabor brasileiro. “No Brasil, isso ainda é novidade. A Índia já faz e nós, que temos o conilon nas mãos e somos o segundo maior produtor mundial, ainda não fazíamos esse blend”, avalia Henrique Cambraia, dono da torrefadora e diretor da Associação Brasileira de Cafés Especiais (Brazil Specialty Coffee Association – BSCA).
Histórico
A iniciativa para a criação do Zimbro surgiu durante a 24ª Feira Anual da Associação Americana de Cafés Especiais (Specialty Coffee Association of America – SCAA), realizada em abril na cidade de Portland, nos Estados Unidos. Várias amostras do conilon capixaba foram apresentadas no evento.
O novo produto foi desenvolvido pela torrefadora mineira ‘Santo Antonio Estate Coffee’, membro da Associação Brasileira de Cafés Especiais (Brazil Specialty Coffee Association – BSCA).
A Conferência
O Zimbro está disponível para degustação na Conferência Internacional de Coffea canephora que segue até esta sexta-feira (15) no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia.
A conferência é realizada pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), do Consórcio Pesquisa Café e de diversas instituições parceiras.
Eduardo Brinco
Nenhum comentário:
Postar um comentário