quarta-feira, 20 de junho de 2012

Escravidão e capitalismo na América portuguesa: uma invenção ou uma anomalia necessária?


Escravidão e capitalismo na América portuguesa: uma invenção ou uma anomalia necessária?


É possível a coexistência de um regime capitalista com trabalho escravo? No Brasil a escravidão fez parte de um momento histórico, aceitando que o país nasceu capitalista essa coexistência ocorreu em terras brasileiras. O objetivo desse estudo é analisar as relações de trabalho no Brasil, principalmente na fase colonial, a fim de verificar se elas podem ser fruto do capitalismo ou esse regime foi instaurado em outra fase distinta da história econômica brasileira. Através de uma revisão teórica foram confrontadas opiniões e evidências proveniente de autores como Caio Prado Jr., Florestan Fernandes, Luiz Felipe de Alencastro e outros. Concluiu-se que o capitalismo sempre existiu no Brasil e que a escravidão foi necessária para sua reprodução em virtude, também, da escassez de mão-de-obra.

Carlos Otávio Zamberlan e Luiz Paulo Ferreira Nogueról

Este texto possuí um arquivo PDF para leitura.
Clique aqui para acessá-lo na íntegra.

É possível coexistir um regime de trabalho escravo e um sistema capitalista? O título do trabalho coloca essa questão ao dizer que capitalismo e escravidão é uma invenção, não  poderia então existir essa relação de trabalho com esse regime político, econômico e social.  Por outro lado, o próprio título sugere a coexistência, como sendo uma anomalia dentro do  sistema capitalista.  
A escravidão faz parte de um momento histórico do trabalho no Brasil; no entanto, o braço escravo foi uma reinvenção do capital na era dos descobrimentos? Essa pergunta só pode ser respondida se for entendido que o capitalismo sempre existiu no Brasil. Sabe-se  que atualmente o Brasil é considerado um país emergente que se encontra em uma  condição capitalista de produção; porém, o capitalismo brasileiro  é fruto de uma revolução  burguesa ou o país nasceu capitalista, sem ter a necessidade da ocorrência de uma  revolução para que houvesse sua implantação, como ocorreu na Europa ao final da Idade  Média? O capitalismo brasileiro só surgiu a partir da incorporação do trabalho assalariado que substituiu o trabalho escravo ou a escravidão faz parte da história capitalista brasileira
O objetivo deste trabalho é verificar se houve relação do trabalho escravo com o capitalismo no Brasil colônia analisando o surgimento do sistema capitalista brasileiro, ou seja, definindo  se ele nasceu com o descobrimento ou foi fruto de uma progressiva revolução que instaurou as bases capitalistas no país.

Link original da matéria
http://periodicos.uems.br/novo/index.php/ecaeco/article/viewFile/1349/745

Informações adicionais do texto:
Assunto: História | Nº do texto: 12598 | Visualizações: 80
Postagem: Ricardo Alvarez

Nenhum comentário:

Postar um comentário