A medida vai modernizar o controle de trânsito e sanidade animal no Espírito Santo
Nesta quinta-feira (21), às 15h30, a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) promovem o lançamento do Cartão do Produtor e da Guia de Trânsito Animal (GTA) Eletrônica no Parque de Exposições de Carapina, na Serra. O presidente da Faes, Julio da Silva Rocha Jr.; o Governador do Estado, Renato Casagrande; o secretário de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Henrique Figueiredo Marques; o secretário de Agricultura do Espírito Santo, Ênio Bergoli; a diretora presidente do Idaf, Lenise Menezes Loureiro; o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES), Neuzedino Alves Victor de Assis; o coordenador do Programa de Saúde Animal da Faes, Antonio Carlos de Souza estarão presentes no evento
A iniciativa, fruto de uma parceria entre Faes, Idaf e a empresa Hana Innosys, coloca o Espírito Santo na vanguarda das exigências sanitárias internacionais, já que com o novo sistema, a disponibilização das informações do gado, como número de nascimentos, mortes e evolução dos rebanhos será integrada e online, através de um programa específico. Todos os dados serão lançados em um sistema e ficarão disponíveis para consultas e geração de relatórios e documentos com a finalidade de controle do trânsito de animais.
Além de proporcionar mais segurança e transparência na movimentação e sanidade animal, a GTA Eletrônica também possibilitará maior rapidez e comodidade para o produtor rural, já que, através do Cartão do Produtor, o proprietário do rebanho não precisará se deslocar até o escritório do Idaf para emitir a documentação necessária para o transporte do gado. Tudo poderá ser feito através de um terminal eletrônico portátil integrado ao sistema da entidade.
De acordo com o presidente da Faes, Júlio da Silva Rocha Jr, o sistema de GTA Eletrônica beneficia os produtores e consumidores. “A modernização do sistema economiza tempo e permite que os dados sanitários dos animais estejam melhor controlados, o que beneficia o consumidor, que tem muito mais segurança e transparência quanto á segurança e a procedência da carne que chega até ele, já que o programa permite a rastreabilidade do rebanho”, afirma.
Como vai funcionar
A proposta é permitir que o produtor faça a emissão do DUA (Documento Único de Arrecadação) e da GTA eletrônica diretamente no sindicato rural de uma só vez, sem precisar se deslocar até um escritório do Idaf, o mesmo vale para a Nota Fiscal. Os produtores terão uma senha para acessar o sistema do Idaf e fazer as emissões.
Além disso, com o Cartão do Produtor eles poderão efetuar os pagamentos de forma mais simples. Uma parceria com o Banestes vai permitir que os pagamentos sejam feitos em uma máquina como as que são utilizadas normalmente para os cartões de crédito e débito. Assim, o produtor pode emitir o DUA e fazer o pagamento em um mesmo lugar.
Mais informações:
Iá! Comunicação/Elaine Maximiniano – (27) 3314-5909//9611-6237
Caroline Csaszar – (27) 9964-4464
Faes – (27)3185-9200
Nenhum comentário:
Postar um comentário