Em Anchieta, 15 novos cidadãos estão prontos para atuar na construção civil. Essa realidade só foi possível graças a implantação do projeto de capacitação e geração de renda promovido pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Eles participaram do curso de pedreiro, que foi ministrado no próprio Cras, comcarga horária de 160h.
Durante as aulas, eles tiveram como disciplina métodos e técnicas na aplicação de revestimentos e contrapisos, construção de fundações, uso eficiente de materiais e competências necessárias para segurança no trabalho. De acordo com o professor Clovis de Almeida Filho, a teoria e a prática foram essenciais para que esses novos profissionais atuem com perfeição no ramo.
Como trabalho de conclusão do curso, os alunos projetaram e estão construindo uma brinquedoteca, no pátio do Cras. O espaço deve ficar pronto em alguns dias, será utilizado pelas crianças usuárias da instituição e terá brinquedos e jogos educativos.
“Aprendi muito com o curso e pretendo seguir a profissão”, disse a aluna Ioná Soares Santos. O professor garante que saiu bons alunos da turma. “Tivemos um excelente rendimento e a turma soube aproveitar a oportunidade dada. Saíram bons alunos daqui”, disse.
Para a coordenadora do Cras, Sandra Carriço, esse novo espaço será uma nova extensão da instituição, onde poderão ser ampliadas as atividades existentes, com ações lúdicas para as crianças usuárias. “A família assistida por algum programa social poderá também levar seu filho para brincar e interagir com os jogos, enquanto os pais recebem atendimento”, lembra a coordenadora.
Mais pessoas capacitadas
O Cras já finalizou o curso de padeiro e confeiteiro e irá iniciar em breve os cursos de serviços gerais nas comunidades de São Mateus e Monteiro e de cuidador de idosos no próprio Cras.
“A implantação do projeto de capacitação é uma ação de formação profissional voltada para usuários de Anchieta, inscritos no CadÚnico, com objetivo de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada”, lembra Sandra.
Os cursos são ofertados de acordo com a demanda da região, a fim de fomentar a geração de renda das famílias anchietenses.
Cras nas comunidades
Outra iniciativa da instituição é o Cras Itinerante, um projeto que tem como objetivo realizar busca ativa às famílias nas diversas comunidades, como estratégia de articulação dos serviços ofertados no Cras através da Equipe de Atendimento à Família (EAF), com a instituição do atendimento de forma itinerante em unidades públicas destas comunidades.
“Sentimos a necessidade de criar um projeto onde nós, Cras, chegássemos até aquele munícipe que mora longe da área urbana levando nossos serviços. Após um ano de estudo conseguimos compactar a ideia e implantar o projeto que está sendo bem aceito pelos moradores”, destacou Sandra.
O Cras Itinerante desenvolve as atividades com apoio dos Agentes Sociais, que realizam diagnóstico de várias situações nas comunidades; realiza visita domiciliar para preenchimento da ficha de cadastro e identificação de usuários; participa das reuniões sistemáticas de planejamento das atividades e de avaliação do processo de trabalho com a equipe de referência do Cras e participa das atividades de capacitação ou formação continuada.
Serviço. Centro de Referência da Assistência Social (Cras) – Tel.: 28 3536-1989.
Texto: Dirceu de Souza Cetto
Fotos: Renan Alves
Gerência de Comunicação/PMA
Te.: (28) 3536-1785 / (28) 9969-7693
Nenhum comentário:
Postar um comentário