sexta-feira, 6 de julho de 2012

EM ANCHIETA - Serviços públicos serão modernizados com novo modelo de gestão



Com a implantação da nova estrutura administrativa na Prefeitura de Anchieta, o servidor público municipal vem recebendo mais valorização. São oferecidos cursos, melhor remuneração e planos de cargo e carreira. Com o novo modelo de gestão, foram criadas novas gerências e secretarias, a fim de mudar e otimizar a rotina de trabalho para melhor atender à população.

Toda a estrutura interna foi adaptada ao novo modelo de gestão, que está mais eficiente e eficaz, incluindo regras e regulamentos. Com isso, diversas ações e demandas tiveram mudanças que dão maior agilidade ao processo, exigindo transparência das ações e prestação de contas de um número expressivo de atividades.
Dentro do novo modelo de gestão, a Prefeitura de Anchieta implantou a Escola de Governo e o Serviço Social do Servidor. A Escola de Governo promove cursos em todas as áreas para o servidor público. O intuito é fazer com que o servidor se especialize e ofereça um melhor atendimento ao cidadão que vem em busca de informação ou solucionar um problema. Já o Serviço Social do Servidor, ajuda aqueles profissionais que estão precisando de ajuda, oferecendo serviços de psicologia, fonoaudiologia, e outros, além de fazer diversas campanhas educativas.

Mas, o maior investimento feito foi à criação do Plano de Cargos e Carreiras, que garante aos servidores municipais uma maior oportunidade de crescimento profissional. A implementação dos Planos de Carreira das áreas administrativas com a lei nº 680/2011, da saúde por meio da lei nº 773/2012, da guarda municipal com a lei nº 774/2012 e do magistério, lei nº 776/2012, já estão concluídos.

Os servidores da saúde tiveram um aumento médio estimado de até 65,91%. Na guarda municipal, aumento de até 58,45% e, no magistério, aumento de até 33,94%. Na parte administrativa, um aumento médio de até 69,78%.

A construção de um plano de carreira foi elaborada para que o servidor público municipal cresça com o passar dos anos, por meio da avaliação de desempenho. Assim, como nas escolas, onde os professores avaliam seus alunos no que se refere ao rendimento do aprendizado, a prefeitura, também, avaliará de forma sistemática o desempenho de seus servidores em função das atividades e metas realizadas e, consequentemente, os resultados alcançados e do potencial de desenvolvimento.
A Prefeitura estabeleceu um conjunto de princípios, diretrizes e normas diversas, para desenvolver o crescimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, dentre as quais se destacam as seguintes: progressão funcional, de capacitação profissional e por mérito profissional. Os cargos estão estruturados em cinco níveis de classificação, com quatro de capacitação.

Outra implantação importante foi a do auxílio alimentação, que é um benefício que trouxe ganhos para o servidor. Hoje, o valor pago é de R$ 300,00.

“Percebemos que o nosso servidor público está satisfeito com os diversos benefícios que foram concedidos. Hoje, oferecemos meios para que todos os funcionários se capacitem e cresçam com o passar dos anos. A nossa cidade está em pleno desenvolvimento e a administração pública também deve acompanhar esse ritmo. Implantamos um novo modelo administrativo que já está refletindo positivamente no dia a dia do servidor e no atendimento aos usuários. Esses avanços só foram possíveis graças ao comprometimento dos nossos servidores, que atuam com ética e compromisso com os bens públicos”, disse.
Thiago de Barros
Assessor de Imprensa
Gerência de Comunicação Social/ PMA

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