quarta-feira, 4 de julho de 2012

Espírito Santo apoia o Governo Federal na criação de agência para prestar assistência técnica a produtor rural


Foto: Thiago Fernandes
Com o objetivo de suprir a fragilidade do Brasil na área de assistência técnica e extensão rural e disseminar boas práticas agrícolas, a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de uma Agência Nacional para cuidar da Assistência Técnica e Extensão Rural. O anúncio foi feito na última quinta-feira (28) durante o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, em Brasília.

O diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e presidente do Conselho Nacional dos Sistema Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Evair Vieira de Melo, esteve presente no lançamento e apontou que a criação de um instituição nacional para cuidar da assistência e extensão é de extrema importância.

Esses serviços são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar, visto que a assistência técnica potencializa a capacidade dos agricultores no planejamento de suas propriedades, pois promove um apoio técnico continuado e voltado para a produção com qualidade. A extensão rural convive com a realidade social rural, dialogando de forma participativa com os agricultores, na busca permanente de soluções nas áreas sociais, culturais, econômicas, ambientais e técnicas, explicou Evair Vieira de Melo.

O trabalho em conjunto, da assistência técnica e extensão rural, canaliza na melhoria de renda e na qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.

O Espírito Santo é um exemplo de que a assistência técnica e a extensão rural podem andar juntas para o bem dos produtores rurais. Em 1999 a Emater e a Emcapa, instituições públicas de extensão rural e pesquisa agropecuária no Estado se uniram e nasceu a Emcaper. Na época, para nortear os rumos da nova empresa foi elaborado o primeiro Plano Estratégico Institucional, que definiu sua missão focada no desenvolvimento sustentável.

Em dezembro de 2000 a Emcaper se transformou em autarquia estadual e passou a se chamar Incaper. Presente em todos os 78 municípios do Estado o Instituto conduz projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em diversas áreas do conhecimento relacionado ao campo. Além de assistir tecnicamente a mais de 40 mil agricultores todos os anos com informações, cursos, encontros, dias de campo, entre outros.

“Estamos muito próximos dos agricultores familiares e pequenos produtores capixabas em todas as culturas e lavouras que o Espírito Santo possui, pois é importante crescermos com qualidade e sustentabilidade, focando sempre na melhoria da qualidade de vida do capixaba, e com certeza as parcerias que o Incaper realiza , ajuda muito a termos resultados satisfatórios em nossas pesquisas e assistências técnicas”, afirmou o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

A criação de uma Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural é uma reivindicação da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), com apoio do Consepa. Desde o ano passado estava sendo discutida na Câmara dos Deputados, juntamente com diversas instituições do setor, esta proposta.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário