Essas plantas estarão expostas no estande do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em uma mini maquete que exemplifica como funciona um jardim de espéciesbioativas. “Vamos realizar uma conscientização sobre essas plantas, que estão incluídas em várias áreas como medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas, repelentes, e de cunho místico religioso”, afirmou a bióloga e coordenadora do projeto de plantas medicinais do Incaper, Fabiana Ruas.
Cavalinha, macassá, agrião do pará, sete sangrias, macaé e mercúrio são algumas das plantas queestarão no estande, onde o visitante também poderá degustar os chás de alfavaca, capim cidreira, hortelanzinha e guaco. Além disso, os produtos da Pastoral da Saúde estarão disponíveis para aquisição.
“As plantas bioativas podem ser aproveitadas de diversas formas, como na composição de cosméticos, de produtos fitoterápicos, de óleos para massagens, de produtos de higiene pessoal, e também para consumo in natura ou confecção de chás caseiros. Todos esses temas serão abordados pela equipe do Incaper durante os três dias da feira da agricultura familiar”, apontou Ruas.
Os visitantes que estiverem interessados em se aprofundar no assunto poderão realizar inscrição para participar dos cursos, oficinas e visitas técnicas realizadas pelo Incaper. As oficinas de chás e xaropes serão realizadas nos dias 18 e 20 de julho, 11 de agosto, e nas últimas semanas de setembro, outubro e novembro. Já o curso da plantas medicinais será realizado na GranexpoES 2012, em agosto.
A realização da feira é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), com parceria do Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Incaper, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Bandes.
Pesquisas
O Incaper desenvolve trabalhos de pesquisa com as plantas medicinais, e um deles há aproximadamente 15 anos, em parceria com a Pastoral da Saúde, em Venda Nova do Imigrante. Na Fazenda Experimental do Instituto no município, é estudado como cultivar as plantas de maneira correta, com o uso adequado do solo e da água.Já no Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (Ceaj) do Incaper, em Viana, a pesquisa visa ao desenvolvimento de óleos essenciais a partir de plantas medicinais, para confecção de produtos para limpeza sanitária e uso doméstico, como desinfetante e sabonetes.
A 8ª Feafes
São mais de 100 estandes, onde associações e cooperativas de produtores rurais de diversos municípios capixabas irão expor e comercializar os produtos característicos da agricultura familiar capixaba, como: café, frutas, vinhos, licores, doces, pães, flores, verduras, legumes, hortaliças, defumados, artesanatos, comidas típicas, dentre outros. Também terão shows regionais, apresentações culturais e praça de alimentação.Serviço: 8ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo
Local: Praça do Papa, em Vitória
Data: de 06 a 08 de julho de 2012
Horários: Sexta-feira (06), das 16h às 23h;
Sábado (07), das 09h às 23h;
Domingo (04), das 10h às 20h
Entrada franca
Programação
Sexta-feira (06)
16h – Abertura dos estandes
18h – Cerimônia oficial de abertura da 8ª Feafes
20h – Apresentação cultural
23h – Fechamento da área dos estandes
Sábado (07)
09h – Reunião com os expositores sobre o Registro Sanitário dos produtos da Agroindústria Familiar (Idaf, Incaper, Vigilância Sanitária)
10h – Abertura dos estandes
10h30min – Palestra sobre Comercialização via Rede Brasil Rural
- Café com Prosa e Rodada de Negócios (MDA, Setur, Sebrae)
11h30min – Apresentação Cultural
14h – Comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo (Aderes, OCB/ES, Unicafes/ES)
18h – Apresentação cultural
21h – Show regional
23h – Encerramento das atividades do dia
Domingo (08)
10h – Abertura dos estandes
11h – Apresentação cultural
14h – Show regional
16h – Apresentação cultural
20h – Encerramento da 8ª Feafes
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre Texto: Eduardo Brinco comunicacao@incaper.es.gov.br Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389 Twitter: @incaper
Nenhum comentário:
Postar um comentário