Cerca de 350 professores de Anchieta vão passar por uma capacitação em saúde bucal no período de 30 de julho a três de agosto. As palestras acontecem no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), no dia 30 de julho e no auditório da ESF Centro 3, de 31 julho a três de agosto.
A iniciativa é do programa “Anchieta Sorridente”, e tem como objetivo discutir questões como promoção de saúde bucal, anatomia, principais doenças da boca, dentes e gengivas e atividades de prevenção. A capacitação será oferecida pela pedagoga Vânia Battisti e pela dentista Estela Altoé, referência técnica do Programa Anchieta Sorridente.
Desde que foi lançado pela Prefeitura, o Programa Anchieta Sorridente já realizou algumas ações no município. Foi organizada uma reunião com 20 equipes de Saúde Bucal das unidades de Saúde; uma primeira capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde e a apresentação do Programa para os pedagogos da Secretaria de Educação. Na primeira quinzena de agosto, está previsto o início das visitas às escolas, para o trabalho prático com os alunos.
A meta do Anchieta Sorridente é oferecer estímulo e motivação para a mudança de hábitos nas crianças e nos adultos. “Os maiores vilões da saúde bucal são os alimentos inadequados, como as guloseimas com açúcar e os maus hábitos de higiene”, diz Estela Altoé. Estela lembra que uma das metas do Mapa Estratégico da Secretaria de Saúde é garantir uma dentição plena para todos os anchietenses até os 18 anos.
“O Programa Anchieta Sorridente vai dar um impulso significativo nessa meta, e pode contribuir decisivamente para uma melhor qualidade de vida aos cidadãos anchietenses”, conclui Estela.
Texto: João Carmo
Secretaria de Saúde
Tel.: 28 3536-1785 / 28 9969-7693
Nenhum comentário:
Postar um comentário