segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RADAR - Tecnologia, produção e comércio exterior


A vigésima edição do boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior reúne cinco artigos que analisam aspectos relacionados à produção agropecuária no país e suas perspectivas.

Vários autores
Este texto possuí um arquivo PDF para leitura.
Clique aqui para acessá-lo na íntegra.

A agropecuária brasileira conta com alguns dos segmentos de maioreficiência  e de maior volume de produção no plano global. Na safra 2010/2011, o valor da produção no Brasil superou R$ 260 bilhões, apesar da queda apresentada na safra 2011/2012. Por um lado, considerando-se os segmentos colocados a jusante da cadeia produtiva agropecuária, o valor produzido no Brasil atingiu R$ 917 bilhões em 2011, (1) o equivalente a cerca de 22% do produto interno bruto.
Somando-se os produtores familiares e empresariais, a agropecuária é também o setor que mais gera postos de trabalho no país, totalizando cerca de 15 milhões, aí incluídos os empregos e as ocupações dos próprios agricultores. Por outro lado, conforme abordado em edições anteriores deste boletim, a agropecuária apresenta disparidades produtivas e desafios para os formuladores de políticas públicas, tais como o aumento do custo relativo de insumos, os distintos níveis de produtividade e as dificuldades de inserção dos produtos no mercadointernacional. Nesta edição do Radar, discutem-se alguns destes desafios.
No primeiro trabalho, de autoria de Gesmar Rosa dos Santos, discute-se a produção de agrotóxicos no Brasil, com destaque para o atendimento às necessidades da agricultura em termos de oferta de produtos, do comportamento de preços e de entraves à concorrência no setor. O autor descreve o sistema nacional de registros e aponta os produtos que lideram a demanda por agrotóxicos no país.
No segundo trabalho, Alfredo Kingo Oyama Homma analisa oportunidades para a agricultura na Amazônia brasileira, com foco no desenvolvimento da produção por meio do aproveitamento de áreas já desmatadas e de novos aportes tecnológicos. O autor descreve, ainda, alternativas de produtos regionais para a geração de postos de trabalho e renda na Amazônia.
O terceiro artigo, de autoria de Rogério E. Freitas, analisa as exportações agropecuárias brasileiras e a importância dos diversos produtos comercializados entre 1989 e 2011. É interessante observar que, em geral, os produtos que lideram a pauta de exportações coincidem com importantes demandantes de agrotóxicos apontados no primeiro trabalho desta edição do boletim.
No quarto trabalho, José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho retoma o tema da heterogeneidade estrutural na agricultura brasileira, enfocando o conceito de brecha produtiva e comparando indicadores do Brasil e dos Estados Unidos. O autor utiliza a trajetória da produtividade total dos fatores (PTF) e o índice de desigualdade produtiva (IDP) para apontar similaridades e diferenças entre as trajetórias da produção agrícola nos dois países, bem como a necessidade de estímulo à competitividade, às exportações e ao seguro agrícola.
O último trabalho desta edição, de autoria de Alexandre Gervásio de Sousa, apresenta uma metodologia para análise dos determinantes da cooperação em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para o caso das indústrias de alimentos e bebidas. O texto descreve o perfil das firmas exportadoras inovativas e a importância de fatores organizacionais e produtivos na propensão a acordos de cooperação.
Ao divulgar pesquisas em andamento no Ipea – especialmente na Coordenação de Agricultura da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) –, esta edição do boletim propõe-se contribuir para formulação de políticas públicas voltadas a um setor que tem crescentemente contribuído para o desenvolvimento econômico e social do país.
(1) Segundo dados divulgados em 2012, conforme Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. PIB do agronegócio: dados de 1994 a 2011. Piracicaba: Cepea, jan. 2012. Disponível em: <http://cepea.esalq.usp.br/pib>. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário