A expectativa é encerrar 2013 com 185 unidades e quase dobrar a operação no próximo ano, totalizando entre 250 e 280 unidades.
Embalado na crescente onda de consumo no Brasil, a rede de cafeterias Fran's Café espera encerrar 2013 com 185 unidades. Atualmente, são 148 lojas, considerando os contratos fechados para inaugurações neste primeiro trimestre.
Sem fugir à realidade de boa parte do comércio, o plano de expansão do Fran's Café está amparado no aumento da renda da população e a expectativa positiva com os eventos esportivos dos próximos anos.
"Existe um crescimento natural do consumo no país. Temos 20 anos pela frente bastante promissores", afirma José Henrique Ramos Ribeiro, sócio diretor do Fran's Café.
Para o executivo, o inexpressivo desempenho da economia brasileira neste ano não se refletiu nos negócios da rede. Prova disso foram os cerca de 6 milhões de clientes que frequentaram a cafeteria nos meses de novembro e dezembro do ano passado.
"A Copa do Mundo e as Olimpíadas serão grandes divulgadores do nosso país. Com a situação ruim nos Estados Unidos e na Europa, não temos como ser pessimistas", diz Ribeiro.
A rede estima ter faturado R$ 130 milhões no ano passado, o que representa um avanço de aproximadamente 15% sobre 2011. Para 2013, a projeção é de um crescimento de 18%.
O negócio, que permaneceu por 20 anos exclusivamente sob a administração familiar, iniciou em 1992 o processo de franchising. A experiência adquirida nesse período ainda garante os pilares que norteiam a rede.
"Como uma empresa familiar, levamos o gosto da operação para os franqueados. A convivência é profissional, mas o envolvimento quase de parentesco com os franqueados ajuda nos negócios", pondera o executivo.
Ribeiro conta que são recebidos de 60 a 70 pedidos de franquia por mês, e apenas três ou quatro são liberados.
Atualmente, o Fran's Café tem 115 franqueados, alguns com mais de uma loja. "A rede não é mais nossa, a rede é da rede", brinca Ribeiro.
Trilhando o caminho de diversas franquias, o foco de expansão neste ano estará no Nordeste e Centro-Oeste, com inaugurações previstas para Recife, Teresina, Salvador e Brasília.
"Temos um cardápio equilibrado. Apenas 38% do nosso cardápio é quente, sendo o restante alimentos e bebidas geladas, o que permite a expansão para o Nordeste", explica Ribeiro.
Com isso, o Fran's Café planeja quase dobrar sua operação no próximo ano, totalizando entre 250 e 280 unidades.
Concorrência
Com uma visão positiva sobre os concorrentes, o executivo afirma que eles ajudaram a rede a aperfeiçoar a operação. Ribeiro não nega, no entanto, que a chegada da Starbucks ao Brasil assustou um pouco.
As vendas da rede americana de cafeterias atingiram US$ 3,8 bilhões somente no primeiro trimestre fiscal de 2013, que considera o período de outubro a dezembro do ano passado.
"Cada um tem uma peculiaridade", resume.
Sociedade
Mesmo com a intensa procura nos últimos oito anos de fundos de investimentos e empresários, o executivo garante que este não é o momento para ter um sócio.
Um dos atrativos seria o faturamento médio de cada loja do Fran's Café, que chega a R$ 80 mil por mês.
Um dos atrativos seria o faturamento médio de cada loja do Fran's Café, que chega a R$ 80 mil por mês.
Já o investimento para abertura de uma unidade fica entre R$ 114 mil e R$ 428 mil, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ainda no segmento, o investimento para abrir um Café do Ponto é mais alto, por exemplo, entre R$ 240 mil e R$ 365 mil. Já o Café Donuts exige um aporte menor, entre R$ 98 mil e R$ 243 mil.
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