Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
O Patronato Nacional da Infância (PANI), da Costa Rica, através de sua página na rede social facebook, está desenvolvendo uma campanha por meio da qual incentiva os/as adolescentes a denunciarem perfis suspeitos de ter conteúdo relacionado com pedofilia e bullying, através de um jogo online chamado ‘Caceriadepedobear’ (em português, algo como Caça aos pedófilos).
No ar desde 31 de janeiro, a página http://www.caceriadepedobear.com/ é um aplicativo onde os/as usuários/as podem denunciar registrando os links das páginas que violam a proteção e a segurança de crianças e adolescentes. Para estimular a participação e a colaboração dos/as adolescentes, o Pani desenvolveu um conteúdo mais interativo e próximo dos/as jovens, utilizando a linguagem dos memes (se referem a montagens de fotos de personagens com diferentes mensagens que se espalham rapidamente entre os internautas). O personagem ‘Pedobear’ representa o vilão pedófilo e ‘Don Pani’ é o heroi, que denuncia o maior número de páginas.
Ao usarem o aplicativo, os/as participantes são desafiados a competirem entre si, para ver quem denuncia mais conteúdos suspeitos. Para isso, foram criados níveis a serem alcançados, como em um jogo online: Success Kid, para quem denuncia de 1 a 3 páginas; Sparta para quem denuncia de 4 a 6 páginas; Chuck Norris – se o/a adolescente já conseguiu denunciar entre 7 e 10 páginas suspeitas, e o nível mais alto é o Feel Like Don Pani, se o/a participante já denunciou entre 10 e 15 páginas.
Os perfis denunciados são apresentados na Promotoria de Crimes Sexuais, para que se faça uma investigação, localização e punição legal do administrador das páginas. Os conteúdos também são denunciados para a administração do Facebook para que sejam eliminados da rede.
De acordo com o Pani, essa estratégia é uma forma criativa de interagir com adolescentes, com o objetivo de motivar os/as jovens, aproveitando o tempo em que passam navegando no facebook, a denunciarem os conteúdos violadores, e reduzir a exposição das fotos de menores de idade na internet. A iniciativa lembra que os pedófilos se utilizam de imagens infantis para atrair meninos e meninas de forma amigável, para depois atuarem como violadores.
Em entrevista à Prensa Libre, o diretor da empresa Repúblika Independiente, criadora do aplicativo e da campanha, Mauricio Fallas Mora, disse que desde que o aplicativo entrou no ar em 31 de janeiro, já foram denunciadas quase 2 mil páginas, conseguindo com que 60 delas foram fechadas.
Confira algumas páginas denunciadas
Tierrosas del Puerto, Los más basureados de CR (bullying), Tierrosas de Costa Rica, Verdaderas Tierrosas del CTP de Carrizal, Tierrosas de Desampa, Tierrosas del CTP de Guápiles, Karo Núñez es la Más Tierrosa y Metiche de FB, Tierrosas de Palmares, Tierrosas 85, Tierrosas vs. Finas de Cartago, Colegialas de Costa Rica, Lesbianas y Colegialas de FB, Bonitas y Bonitos 94, Tierrosas de Puriscal, Tierrosas de Cariari, Tierrosas A Lo Extremo CR.
Para jogar, acesse: http://www.caceriadepedobear.com/
Para conhecer as tácticas de ‘pedobear’, veja este banner interativo:https://www.facebook.com/PANICR/app_382107305218927
Acompanhe o Pani pelo facebook: https://www.facebook.com/PANICR
Nenhum comentário:
Postar um comentário