06.03.13 - Mundo
Adital
A Via Campesina, movimento internacional que reúne camponeses, pequenos agricultores, povos indígenas, trabalhadores agrícolas, dentre outros,divulgou em seu site uma convocação voltada às organizações ligadas ao movimento para que realizem atividades ou ações de formação e mobilização para a Jornada Internacional de Ação e Luta, a ser realizada no dia 8 de março, dia Internacional da Mulher.
Para o movimento, o 8 de Março é o dia para comemorar a luta e honrar a memória das mulheres trabalhadoras do campo e da cidade e das feministas que lutam contra o capitalismo e contra o fim da violência capitalista e patriarcal. A Via Campesina justifica a importância das mobilizações do dia 8 de Março: "A data é fundamental para a conquista dos nossos direitos e é com muita força que lutamos por uma sociedade com novas relações sociais e de poder, onde as mulheres e os homens tenham oportunidades, direitos e deveres iguais”.
Além de lutarem por direitos sexuais e reprodutivos para as mulheres, a Via Campesina também busca direitos de acessibilidade à terra, já que apenas 2% das terras são de propriedade de mulheres, leis contra o acúmulo de propriedades nas mãos de uma só pessoa, reforma agrária e projetos de agroecologia.
As organizações que farão mobilizações no dia 8 de Março poderão enviar notícias, fotos e vídeos para os endereços natalia.mujeres.via@gmail.com e lcvweb@viacampesina.org . Para saber mais sobre a convocatória e sobre a Via Campesina acesse: http://viacampesina.org/es/
Nenhum comentário:
Postar um comentário