Volkswagen e Daimler tiveram queda drástica nos lucros no primeiro quadrimestre de 2013
Roberto Almeida
Roberto Almeida
Volkswagen teve queda de 29,2% em seu lucro no primeiro quadrimestre de 2013, na comparação com o ano passado
No mesmo comunicado, a associação registrou 166.402 novos veículos comerciais (vans e caminhões) em março, uma queda de 9,8% em relação a março do ano passado. Na comparação entre quadrimestres, a retração foi ainda maior: 11,8% ante dados do final de 2012. Das principais economias do bloco, apenas o Reino Unido (+11,7%) manteve o número de registros de veículos comerciais em alta.
Para esse tipo de produção, Espanha e Itália tiveram os piores resultados do quadrimestre (-18,7% e -25%, respectivamente). A Alemanha, no entanto, também anotou forte queda (-16,4%). A França aparece em seguida, com retração de 10,7% no número de registros de veículos comerciais novos.
“Nos primeiros três meses deste ano, diversos mercados se desenvolveram pior do que esperávamos por razões econômicas, especialmente na Europa ocidental”, justificou Dieter Zetsche, diretor da Daimler AG e presidente da Mercedes-Benz.
A Volkswagen também perdeu terreno, amealhando um lucro de R$ 5,98 bilhões no primeiro quadrimestre deste ano, antes R$ 8,32 bilhões do mesmo período do ano passado, ou seja, uma forte queda de 29,2%. As vendas globais caíram 1,6%. A companhia crava que o problema é o mercado europeu.
“Como esperado, o primeiro quadrimestre foi dominado pelo ambiente econômico difícil. Os mercados estiveram lentos, especialmente na Europa, e não menos na Alemanha. Mas no geral estamos confiantes que podemos retomar a velocidade no restante do ano”, disse na quarta-feira Martin Winterkorn, diretor-geral da Volkswagen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário