Hoje, no especial “Quem é Quem”, eu vou falar um pouco de uma mulher que ingressou na carreira política, e que hoje é um importante membro do parlamento, estou falando de:
Nayla Tueni
Nascida em Achrafieh, em 31 de Agosto de 1982, e membro de uma das mais importantes famílias entre os clãs ortodoxos do Líbano, Nayla, estudou no Colégio Louise Wegman, e também no Colégio Notre Dame, em Achrafieh.
Em 2005, formou-se em Jornalismo, pela Universidade Libanesa. Dois anos antes de se formar, Nayla estagiou escrevendo artigos sobre educação e juventude, no Jornal An Nahar (fundado por seu bisavô).
Nayla Tueni é filha de Gebran Tueni, um famoso Jornalista libanês, que por causa de suas opiniões políticas, teve que viver em exílio em Paris, e que foi assassinado quando decidiu voltar ao Líbano. Nayla, assim como seu pai, possui opiniões e pontos políticos que contrariam a muitos, ela se levantou para a crença da preservação cristã na política do país, e se posicionou contra o Hezbollah, apoiando cristão conservadores, das Forças Libanesas e do Partido Kataeb. No entanto, ela também é uma defensora de reformas seculares, do sistema sectário libanês, e é contra a ocupação estrangeira no Líbano, seja por Israel, ou pela Síria.
Nayla também quer direitos iguais para as mulheres dentro das leis, nos deveres, e nos direitos. Em 2009, ela ganhou o assento Greco ortodoxo de Achrafieh, nas eleições libanesas, representando o bloco 14 de Março. Antes das eleições de 2009, surgiram rumores alegando que Tueni tinha se convertido ao Islã, por estar se relacionando com um homem muçulmano, e por outros fatores que indicavam essa mudança, mas ela negou e afirmou ainda ser uma cristã ortodoxa.
No entanto, após as eleições, Nayla se casou em uma cerimônia civil em Chipre*, com Malek Maktabi, o Apresentador do Programa “Ahmar bel khat Al Arid”, da TV LBC, um muçulmano xiita. Essa união não agradou a todos, e ela foi criticada pela comunidade cristã. Em Abril de 2010, ela deu à luz a um menino, Gebran Malek Maktabi. Sua vida sempre foi muito agitada, tanto na vida pessoal quanto na carreira política, e ela sempre está envolvida em polêmicas. Nayla contribui para uma ONG que promove a prevenção às drogas, e aumenta a conscientização em relação a vários assuntos abordados no mundo árabe.
*Chipre é conhecida como a capital do casamento civil libanês, uma vez que o país ainda não ofereça o casamento civil; embora o Ministério Público já reconheça e aceite registros civis entre cidadãos que optam em remover de seus registros, suas crenças religiosas.
Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Leia Mais: http://www.gazetadebeirute.com/2013/06/nayla-tueni.html#ixzz2XBzsXT6E
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
Nenhum comentário:
Postar um comentário