Na próxima quarta-feira, 3/7, às 14h, acontecerá na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) o seminário “Conectando genótipos e fenótipos em um genoma complexo, utilizando milho como exemplo”, a ser proferido pela pesquisadora Natalia de Leon, da Universidade de Wisconsin, Madison, EUA. A atividade acontece por conta de uma visita da cientista ao Laboratório de Genética Estatística, coordenado pelo professor Antonio Augusto Franco Garcia, do Departamento de Genética (LGN).
Segundo o professor, o milho é uma espécie vegetal que apresenta uma ampla variabilidade fenotípica, provavelmente devido à grande variabilidade comumente encontrada ao nível genotípico e de transcrição.
Nos estudos realizados em seu laboratório, o docente utiliza tecnologias de sequenciamento do RNA para tentar expandir a compreensão do pan-genoma desta espécie e também para identificar associações entre variantes genotípicas e de transcrição com características fenotípicas de interesse. “A partir da utilização de metodologias de análises de associação genômica ampla, com polimorfismos de SNPs e variantes transcricionais, identificamos genes conhecidos, bem como novas variantes associadas com o tempo de transição entre o estágio de desenvolvimento juvenil”.
A atividade é voltada para alunos de pós-graduação e acontecerá no Anfiteatro “Prof. Ernesto Paterniani”, no LGN. Não é necessário realizar inscrição prévia.
Caio AlbuquerqueJornalista
caioalbuquerque@usp.br
caioalbuquerque@usp.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário