Carta aberta ao povo americano
(Carta publicada no Jornal do Brasil em 16/10/1966). A fim de explicar ao povo americano a sua iniciativa de julgar o Presidente Lyndon Johnson, o filósofo inglês Bertrand Russell dirigiu aos cidadãos dos Estados Unidos a seguinte mensagem, exortando-os a lutarem juntos com os vietnamitas para pôr fim à guerra do Vietname.
Bertrand Russel
Bertrand Russel
Dirijo-me a vós, cidadãos norte-americanos, movido pelo meu interésse na liberdade e na justiça. Muitos de vós haveis de crer que vosso pais serviu a êsses ideais e, certamente, os Estados Unidos possuem uma tradição revolucionária que, em suas origens, gravitou em favor da liberdade humana e da igualdade social. Essa tradição foi traída nela minoria que governa atualmente os Estados Unidos. Muitos de vós talvez ignoreis até que ponto vosso país está controlado por industriais que fundam o seu poder, parcialmente, em grandes consórcios econômicos espalhados pelo mundo. Os Estados Unidos atualmente controlam 60% dos recurso' naturais do mundo, embora a sua população represente apenas 6% do total. Os minerais e produtos de vastas áreas do planêta estão nas mãos de um punhado de homens. Peço-vos que presteis atenção às palavras de vossos próprios dirigentes, os quais às vêzes revelam a exploração que estão praticando.
O New York Times de 12 de fevereiro de 1950 dizia : “A Indochina constitui um prêmio digno de fortes apostas. Ao Norte existe estanho, tungstênio, manganês, carvão, madeira e arroz; borracha, pimenta, cnâ e couros. Mesmo antes da segunda guerra mundial, a Indochina proporcionava dividendos de trezentos milhões anuais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário