No começo, havia iogurte. E era bom. Então, surgiu o iogurte grego e as pessoas declararam que ele era ainda melhor. Depois que o iogurte grego abriu as portas dos Estados Unidos, outros iogurtes estilo internacional seguiram o mesmo caminho. Dessa forma, os consumidores americanos estão encontrando produtos lácteos vietnamita, australiano, búlgaro e islandês nas prateleiras dos supermercados.
Os iogurtes “estilo internacional” continuam sendo lançados, cada um enfatizando suas qualidades únicas que os tornam uma excelente “alternativa” ao iogurte grego; seja seu teor de proteína, sua textura, sua baixa quantidade de açúcar ou seu sabor único. Porém, algum desses novos iogurtes pode realmente competir com a popularidade do iogurte grego?
O iogurte grego foi o maior direcionador das vendas de iogurtes em 2013 e em anos anteriores, de acordo com a Mintel. As vendas de iogurtes aumentaram em 40% desde 2008, à medida que os consumidores continuam demandando alternativas de lanches mais saudáveis, direcionados pela popularidade de variedades e marcas de iogurtes gregos.
Parte do sucesso do iogurte grego está em sua característica de ser totalmente natural, uma clara atração para os consumidores mais afluentes, de acordo com a Mintel. O sucesso do iogurte grego, tipicamente com baixo teor de gordura ou totalmente sem gordura feito com ingredientes naturais é uma prova da crescente demanda por alternativas mais saudáveis. Muitos dos processadores de iogurte grego estão enfatizando seu aspecto saudável e seu alto teor de proteína quando o comercializa.
Porém, o iogurte grego não é mais o único iogurte do mercado que pode oferecer essas características. Muitos outros iogurtes internacionais estão surgindo com opções comparáveis, alguns deles com todas essas qualidades, alguns com algumas delas. A proteína é um ponto especialmente grande de apelo para o iogurte grego e muitos processadores estão respondendo à demanda por alto teor de proteína.
Um lançamento recente no mercado que tem esse apelo à proteína é o Tarté Asian Yogurt, produzido pela Tarte Foods LLC, Santa Monica, Califórnia. Esse iogurte estilo vietnamita tem uma textura mais leve e um sabor menos doce comparado com a maioria dos iogurtes, tendo um alto teor de proteína (aproximadamente 13 a 14 gramas de proteína por porção de 170 gramas). Está disponível em sabores únicos, como chá verde e mel, manga e coco. De acordo com o fundador da Tarté Asian Yogurt, Winston Lee, o iogurte estilo vietnamita é feito com o açúcar e o leite cozidos e caramelizados juntos antes da cultura; criando um sabor levemente doce e cozido, muito similar à forma de fazer doce de leite. O resultado é um sabor tradicionalmente menos doce, sem adição de frutas, com uma textura leve e cremosa, similar ao iogurte estilo francês.
Outro com ênfase na proteína é o Smári Organics, de Petaluma, Califórnia, que criou o iogurte orgânico, de vacas criadas a pasto, que tem 17 a 20 gramas de proteína por porção de 170 gramas.
O consumidor pode encontrar iogurte de todo lugar do mundo atualmente. Existe o iogurte búlgaro Trimona, que é feito com leite orgânico de vacas criadas a pasto, com baixo teor de açúcar; os iogurtes estilo europeu Müller Corner e Müller FrütUp, da MüllerQuaker Dairy; e o Noosa Finest Yoghurt, estilo australiano, com sabores exóticos, como maracujá.
Posicionar o iogurte como uma sobremesa, como a Tillamook County Creamery fez com seu iogurte, está levando ao lançamento de sabores além dos tradicionais morango, framboesa e limão. Os processadores estão agora lançando sabores exóticos, como maracujá e morango com graviola.
As companhias de iogurtes estilo internacionais não são as únicas que estão tentando competir com o mercado de iogurte grego. Os processadores de iogurtes convencionais estão fazendo o que podem para se manter, seja com novas embalagens, seja criando sabores únicos ou blends especiais, ou simplesmente lançando uma opção de iogurte grego em sua linha de produtos.
É o caso da Tillamook que recentemente adicionou o iogurte Farmstyle Greek à sua linha. Trata-se de um iogurte grego natural e com alto teor de proteína (14 gramas de proteína em ma porção de 150 gramas).
As gigantes do setor de iogurte Dannon e Yoplait lançaram novas opções de iogurte grego a suas linhas no ano passado, a Dannon com o Activia Greek e a Yoplait com uma nova linha de iogurtes gregos, com sabores como coco e abacaxi.
A essência de tudo isso é que, embora o iogurte grego domine o assunto, isso no final das contas tem ajudado a categoria de iogurtes como um todo. Essa é a razão da abertura das portas para esses novos produtos estilo internacionais, que entraram no mercado.
“O iogurte grego mostrou que há um prêmio no mercado que as pessoas estão dispostas a pagar por um iogurte de alta qualidade”, disse Lee. “Antes do iogurte grego, a categoria de iogurtes era commoditizada, sem diferença entre o iogurte de marca própria dos supermercados e os das principais marcas, como Dannon e Yoplait. Todos custavam US$ 0,50 o copo e as pessoas compravam o que estava à venda. Então, surgiu o iogurte grego custando US$ 1,79-US$ 2,00 e toda a categoria mudou, por causa da proposta de valor que eles ofereceram; maior teor de proteína, ingredientes naturais, sem amido, etc”.
Isso deu à Lee a confiança de experimentar e lançar novos estilos internacionais e realmente competir com as principais companhias. “A guerra de preços do iogurte grego que vem ocorrendo agora está começando a tornar a subcategoria do iogurte grego um tanto quanto commoditizada e é por isso que eu acho que estamos começando a ver mais estilos internacionais. Eles são novos, únicos e diferentes dos gregos. Você pode ter agora iogurte australiano, islandês, estilo Quark alemã e vietnamita”.
Uma questão que ainda permanece é se alguma dessas outras companhias de iogurtes será capaz de abocanhar uma porção maior do mercado e competir com o mercado de iogurte grego. O artigo é da editora associada da revista Dairy Foods, Sarah M. Kennedy.
Os iogurtes “estilo internacional” continuam sendo lançados, cada um enfatizando suas qualidades únicas que os tornam uma excelente “alternativa” ao iogurte grego; seja seu teor de proteína, sua textura, sua baixa quantidade de açúcar ou seu sabor único. Porém, algum desses novos iogurtes pode realmente competir com a popularidade do iogurte grego?
O iogurte grego foi o maior direcionador das vendas de iogurtes em 2013 e em anos anteriores, de acordo com a Mintel. As vendas de iogurtes aumentaram em 40% desde 2008, à medida que os consumidores continuam demandando alternativas de lanches mais saudáveis, direcionados pela popularidade de variedades e marcas de iogurtes gregos.
Parte do sucesso do iogurte grego está em sua característica de ser totalmente natural, uma clara atração para os consumidores mais afluentes, de acordo com a Mintel. O sucesso do iogurte grego, tipicamente com baixo teor de gordura ou totalmente sem gordura feito com ingredientes naturais é uma prova da crescente demanda por alternativas mais saudáveis. Muitos dos processadores de iogurte grego estão enfatizando seu aspecto saudável e seu alto teor de proteína quando o comercializa.
Porém, o iogurte grego não é mais o único iogurte do mercado que pode oferecer essas características. Muitos outros iogurtes internacionais estão surgindo com opções comparáveis, alguns deles com todas essas qualidades, alguns com algumas delas. A proteína é um ponto especialmente grande de apelo para o iogurte grego e muitos processadores estão respondendo à demanda por alto teor de proteína.
Um lançamento recente no mercado que tem esse apelo à proteína é o Tarté Asian Yogurt, produzido pela Tarte Foods LLC, Santa Monica, Califórnia. Esse iogurte estilo vietnamita tem uma textura mais leve e um sabor menos doce comparado com a maioria dos iogurtes, tendo um alto teor de proteína (aproximadamente 13 a 14 gramas de proteína por porção de 170 gramas). Está disponível em sabores únicos, como chá verde e mel, manga e coco. De acordo com o fundador da Tarté Asian Yogurt, Winston Lee, o iogurte estilo vietnamita é feito com o açúcar e o leite cozidos e caramelizados juntos antes da cultura; criando um sabor levemente doce e cozido, muito similar à forma de fazer doce de leite. O resultado é um sabor tradicionalmente menos doce, sem adição de frutas, com uma textura leve e cremosa, similar ao iogurte estilo francês.
Outro com ênfase na proteína é o Smári Organics, de Petaluma, Califórnia, que criou o iogurte orgânico, de vacas criadas a pasto, que tem 17 a 20 gramas de proteína por porção de 170 gramas.
O consumidor pode encontrar iogurte de todo lugar do mundo atualmente. Existe o iogurte búlgaro Trimona, que é feito com leite orgânico de vacas criadas a pasto, com baixo teor de açúcar; os iogurtes estilo europeu Müller Corner e Müller FrütUp, da MüllerQuaker Dairy; e o Noosa Finest Yoghurt, estilo australiano, com sabores exóticos, como maracujá.
Posicionar o iogurte como uma sobremesa, como a Tillamook County Creamery fez com seu iogurte, está levando ao lançamento de sabores além dos tradicionais morango, framboesa e limão. Os processadores estão agora lançando sabores exóticos, como maracujá e morango com graviola.
As companhias de iogurtes estilo internacionais não são as únicas que estão tentando competir com o mercado de iogurte grego. Os processadores de iogurtes convencionais estão fazendo o que podem para se manter, seja com novas embalagens, seja criando sabores únicos ou blends especiais, ou simplesmente lançando uma opção de iogurte grego em sua linha de produtos.
É o caso da Tillamook que recentemente adicionou o iogurte Farmstyle Greek à sua linha. Trata-se de um iogurte grego natural e com alto teor de proteína (14 gramas de proteína em ma porção de 150 gramas).
As gigantes do setor de iogurte Dannon e Yoplait lançaram novas opções de iogurte grego a suas linhas no ano passado, a Dannon com o Activia Greek e a Yoplait com uma nova linha de iogurtes gregos, com sabores como coco e abacaxi.
A essência de tudo isso é que, embora o iogurte grego domine o assunto, isso no final das contas tem ajudado a categoria de iogurtes como um todo. Essa é a razão da abertura das portas para esses novos produtos estilo internacionais, que entraram no mercado.
“O iogurte grego mostrou que há um prêmio no mercado que as pessoas estão dispostas a pagar por um iogurte de alta qualidade”, disse Lee. “Antes do iogurte grego, a categoria de iogurtes era commoditizada, sem diferença entre o iogurte de marca própria dos supermercados e os das principais marcas, como Dannon e Yoplait. Todos custavam US$ 0,50 o copo e as pessoas compravam o que estava à venda. Então, surgiu o iogurte grego custando US$ 1,79-US$ 2,00 e toda a categoria mudou, por causa da proposta de valor que eles ofereceram; maior teor de proteína, ingredientes naturais, sem amido, etc”.
Isso deu à Lee a confiança de experimentar e lançar novos estilos internacionais e realmente competir com as principais companhias. “A guerra de preços do iogurte grego que vem ocorrendo agora está começando a tornar a subcategoria do iogurte grego um tanto quanto commoditizada e é por isso que eu acho que estamos começando a ver mais estilos internacionais. Eles são novos, únicos e diferentes dos gregos. Você pode ter agora iogurte australiano, islandês, estilo Quark alemã e vietnamita”.
Uma questão que ainda permanece é se alguma dessas outras companhias de iogurtes será capaz de abocanhar uma porção maior do mercado e competir com o mercado de iogurte grego. O artigo é da editora associada da revista Dairy Foods, Sarah M. Kennedy.
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Juliana Santin Piracicaba - São Paulo - Mídia especializada
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