quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A experiência de consumo em território nacional


Por Vanusia Nogueira
postado há 1 dia atrás

Foto: Felipe Gombossy/ Café Editora
Foto: Felipe Gombossy/ Café Editora

Começo, hoje, o primeiro artigo a ser publicado no CaféPoint. Muitos são os temas que poderemos abordar a cada mês e a primeira importante tarefa é escolher sobre qual assunto poderemos refletir.

Apesar da Copa do Mundo ter nos deixado com muitos traumas como brasileiros, duas situações específicas relacionadas com nosso café me chamaram especialmente a atenção e decidi refletir sobre elas. Foram duas abordagens feitas na imprensa, por veículos muito respeitados, sobre o produto. Uma delas foi publicada pelo G1, em Histórias sobre a Copa no RS (julho/2014), quando todos tomamos conhecimento da corrida dos sul-coreanos que vieram ao Brasil para Copa em busca de nossos cafés para levar para seu país. A outra foi um debate do programa GloboNews em Pauta, do dia 24 de junho, que tratou do tema da escassez de oferta do café brasileiro de boa qualidade para os apreciadores da bebida nas cidades sede da Copa.

Duas realidades tão distintas que nos levam ao mesmo ponto: o marketing dos cafés do Brasil. Lembrando que um dos conceitos mais clássicos e mais antigos do marketing são os 4 P's (produto, preço, promoção e ponto de venda), podemos avaliar como foi fraca ou ausente nossa estratégia para atrair os amantes simultâneos de futebol e de café para conhecer e apreciar nosso produto in loco.

Temos um produto de qualidade, mas não o oferecemos de forma maciça em território nacional. Temos pontos de venda exemplares, porém precisamos reconhecer que, na maioria dos pontos de entrega, principalmente para o consumo fora de casa (padarias, bares, restaurantes, hotéis), oferecemos um produto de qualidade sofrível.

Nosso preço é muito competitivo dentro do Brasil. Na promoção, pecamos, muitas vezes, por tentar o ótimo e esquecemos de fazer, pelo menos (ou simplesmente), o bom. É muito difícil mudar a mentalidade de um comprador, para que aceite a aquisição de um produto de melhor qualidade com preço justo, mas poderíamos ter realizado algum esforço para informar a nossos visitantes sobre onde poderiam apreciar um bom produto. Seria tão difícil ou tão caro assim? Talvez não.

E vamos aos coreanos... No país deles, temos feito ações consistentes de apresentação dos nossos cafés e somos felizmente uma referência de qualidade. Os sul-coreanos amam café e, acima de tudo, os nossos cafés. Isso é fruto de um trabalho sério, maduro e persistente, que tem envolvido educação de compra e de consumo, paciência e atenção. Torçamos para que este esforço não tenha sido arranhado com a experiência de consumo em território nacional.

Bem, o Mundial de futebol passou e ficam as lições aprendidas. Para nós, considerados parte da liderança nacional no agronegócio café, e para a seleção brasileira de futebol. As correções de rumo não poderão ser ações isoladas. Precisam ser ações conjuntas que envolvam diversos elos da cadeia do agronegócio café, senão todos.

Se queremos reverter este tipo de situação, precisamos arregaçar as mangas e ir à luta. Espero que tenhamos realmente aprendido as lições e que venha a Olimpíada!

Vanusia Nogueira
BSCA – Executive Director

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Vanusia Nogueira    Macha

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