Especial Dia Nacional de Combate ao Tabagismo
Neste 29 de agosto de 2014, Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Brasil comemora mais um ano de redução do número de tabagistas, e, consequentemente, de fumantes passivos.
Contudo, três fatos negativos são dignos de nota.
O primeiro, a triste situação de agricultores do tabaco no sul do país, sob a dependência técnica e comercial da Souza Cruz. A questão é bem abordada pela segunda e terceira de uma série de quatro reportagens do jornal O Globo, entre os dias 2 e 5 deste mês.
Semelhantemente ao combate ao trabalho escravo, a economia escrava desse setor precisa urgentemente da fiscalização e regulamentação dos poderes executivo e legislativo, de todos os níveis.
O segundo, o grande perigo do cigarro contrabandeado, inclusive o legalmente fabricado no Paraguai, de acordo com pesquisa desenvolvida desde 2012 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que mostra a concentração mais alta de metais cancerígenos que dos produtos nacionais, como chumbo, um vaso constritor poderosíssimo e relacionado inclusive à malformação de fetos, em níveis até 116 superiores, de níquel, que pode causar mutações no DNA, de cromo, causador de diminuição da função dos pulmões, em concentrações até 33 vezes superiores, de manganês, causador de doença com sintomas semelhantes ao Parkinson e que pode ser neurodegenerativo, e da viciante nicotina, em quantidades 10 a 20 vezes maiores, além de agentes de contaminação como colônias de ácaros e fungos, que vão diretamente aos pulmões, pelo de animais, terra, areia, restos de insetos, e, encontráveis em 99% dos cigarro analisados, pedaços de plásticos.
Por último, é uma pena não haver sido divulgado o relatório do Grupo de Trabalho criado pela Anvisa em 26/12/2013, previsto para ser entregue na última quarta-feira (27), sobre as 121 substâncias inseridas na fabricação do tabaco, proibidas e com proibição suspensa pela própria Anvisa, em especial por deixar passar este dia nacional de combate ao tabagismo, que mata mais do que qualquer outro vício no mundo.
A Amata não participa e nem interfere no trabalho dessa Agência Reguladora. No entanto, pede licença pois vê-se na obrigação de alertar que uma vez retirados da composição do cigarro os, para resumir, venenos como os acima citados, constata a necessidade de se acrescentar aos maços de cigarro um prazo de validade, como, por sinal, existente em qualquer outro produto ingerível.
Digno de nota, ainda, o fato da Ministra do STF, que liminar e unilateralmente, ao arrepio da letra da lei, suspendeu a proibição de se adicionar ao cigarro outros aditivos, como os saborizantes, pediu na última segunda-feira (25/08), pela terceira vez, o adiamento do julgamento da ação (ADI 4874), que havia sido incluído na pauta de hoje do Tribunal.
Enquanto isso, novas gerações vão sendo viciadas e intoxicadas!
Boa leitura!
Silvio Tonietto
Diretor-Geral
Diretor-Geral
Pare de Fumar!
Palestra "Preparação para Deixar de Fumar" www.paredefumaragora.com.br Mais de 35 mil views no youtube "30 minutos que valem uma vida" |
29/08/2014 - Agência Brasil - Tabagismo: políticas públicas devem incluir campanhas para jovens. Para a diretora clínica do Centro Paulista de Oncologia (CPO), Mariana Laloni, as campanhas voltadas para adolescentes e jovens devem estar sempre na pauta das políticas públicas. "Vemos campanhas nas datas [específicas], não é algo contínuo", disse a oncologista
26/08/2014 - UOL - Vídeo mostra a diferença entre a capacidade do pulmão de fumantes e de não-fumantes
26/08/2014 - Folha de São Paulo - Procon de São Paulo multa a Philip Morris em R$ 1,1 milhão por campanha publicitária
23/08/2014 - G1 - Desabafo do cantor gaúcho Armandinho pode ajudar quem sofre de alcoolismo, diz médico
15/08/2014 - Fátima News - Programa Antitabagismo de Jateí desenvolve ação com beneficiários do Bolsa Família
11/08/2014 - BBC Brasil - Políticos britânicos querem que bebidas venham com alertas de danos à saúde
08/08/2014 - UOL - Álcool transforma em tragédia a rivalidade entre torcidas e deve ser banido dos estádios
Nenhum comentário:
Postar um comentário