sexta-feira, 7 Novembro, 2014 - 17:00
Artigos da agricultura familiar ganham mais um canal para comercialização. Uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e uma grande rede de supermercados vai levar produtos de cooperativas da agricultura familiar para as prateleiras dos supermercados. O objetivo é oferecer uma alternativa de venda para produtores familiares, além de contribuir para a segurança alimentar e nutricional da população, ampliando o acesso a alimentos saudáveis.
A iniciativa faz parte do programa Mais Gestão, do MDA, que promove a inserção e qualificação de projetos da agricultura familiar levando assistência técnica a cooperativas. A parceria tem garantia de sucesso. Atualmente, nove mil agricultores familiares são beneficiados pelo Clube do Produtor, iniciativa do Walmart.
Para o coordenador geral de Cooperativismo e Organização Econômica do MDA, Manuel Bonduki, a iniciativa incentiva a articulação e a organização de cooperativas – modalidade de organização produtiva que proporciona uma série de vantagens aos agricultores familiares. “Essa parceria vai diversificar o mercado para produtos da agricultura familiar. A partir dela, os beneficiários continuarão comercializando seus produtos em feiras ou por meio de iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), mas vão incluir, no rol de oportunidades, o mercado varejista”, explica.
Na primeira fase da ação, foram certificados 30 técnicos que atuarão em 19 unidades da federação. Durante a capacitação, realizada em parceria com o MDA, os profissionais receberam instruções técnicas sobre segurança alimentar, rotulagem, logística, mecanismos de garantia para qualidade agroecológica e orgânica. Agora, os técnicos irão realizar encontros e reuniões para dar continuidade ao processo de aproximação com cooperativas locais.
Ranyelle Andrade
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