quinta-feira, 19 Março, 2015 - 15:30
No Rio Grande do Sul, assentados da reforma agrária se preparam para mais uma safra recorde de arroz orgânico. A presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participam da celebração dessa conquista nesta sexta-feira (20) durante a 12ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico no assentamento Integração Gaúcha, no município de Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre.
A previsão é que sejam colhidos aproximadamente 480 mil sacas (24 mil toneladas) de arroz, representado um valor de comercialização de mais de R$ 19 milhões. Em todo o estado são cerca de cinco mil hectares plantados sem o uso de agrotóxicos, envolvendo em torno de 500 famílias em 60 grupos de produção.
Depois da colheita, será inaugurada a Unidade de Secagem e Armazenagem da Cooperativa Regional dos Assentados de Porto Alegre (Cootap) no Assentamento Lanceiros Negros, no mesmo município.
Para alcançar esses resultados, os assentados da reforma agrária contaram com o apoio do Governo Federal em investimentos como infraestrutura, assistência técnica, acesso à terra e crédito facilitado. “Esse momento prova que a reforma agrária é importante na distribuição de terras, de recursos e na geração de renda. A colheita do arroz orgânico é resultado da boa organização dos assentamentos, que estão produzindo e agregando valor aos seus produtos com critérios sérios na produção e na preservação da natureza”, afirma o delegado do MDA no estado, Marcos Regelin, ao acrescentar que o arroz produzido no assentamento tem certificado de orgânico.
Investimentos em infraestrutura regional
Integrando a Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável do programa de Cooperação Brasil – FAO na área de segurança alimentar, a produção de arroz agroecológico na região metropolitana de Porto Alegre tem recebido constantes investimentos do Governo Federal, em crédito e infraestrutura.
Somente na construção da Unidade de Secagem e Armazenagem da Cootap no Assentamento Lanceiros Negros, foram investidos R$ 3,4 milhões, por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) via o Fundo de Terras do Estado do Rio Grande do Sul (FUNTERRA).
A unidade vai beneficiar todos os assentados ligados ao Grupo Gestor do Arroz Agroecológico (CGAE). São mais de 1,3 mil famílias assentadas em 18 municípios das regiões Metropolitana, Vale do Caí, Vale do Taquari, Vale dos Sinos, Litoral, Centro-Sul, Campanha e Fronteira Oeste do Estado. Entre esses municípios, estão Porto Alegre, Santa Margarida do Sul, Nova Santa Rita, Tapes, Viamão, Eldorado do Sul e Charqueadas.
Serviço
12ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico
Data: 20 de março (sexta-feira)
Hora: 10h
Local: Lavoura Sr. Antônio - Assentamento Integração Gaúcha, Eldorado do Sul (RS)
Ato de Inauguração da Unidade de Secagem e Armazenagem da Cooperativa Regional dos Assentados de Porto Alegre (COOTAP)
Data: 20 de março (sexta-feira)
Hora: 11h
Local: Assentamento Lanceiros Negros, Eldorado do Sul (RS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário