quinta-feira, 7 Maio, 2015 - 08:45
Caminhão-museu já percorreu mais de 20 mil quilômetros em todo o País. Foto: Rômulo Serpa/MDA
A história das lutas pela terra no Brasil contada de forma interativa e inovadora. Com essa proposta, o caminhão-museu Sentimentos da Terra está no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, visita a exposição nesta sexta-feira (8), acompanhado pelo reitor da instituição, Jaime Arturo Ramirez.
Desde 2013, a mostra itinerante já percorreu mais de 20 mil quilômetros em todo o País e contou com um público de 25 mil pessoas. Ao todo, a exposição passou por 16 cidades, como Mossoró (RN), Brasília (DF), Diamantina (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Marabá (PA) e Salvador (BA).
O caminhão-museu é uma oportunidade para a sociedade conhecer a história da disputa agrária brasileira. “Essa história precisa ser mostrada às pessoas, uma vez que, devido à sensibilidade do tema, é pouco conhecida. Estamos levando essa memória para a sociedade”, explica o diretor do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead/MDA), Roberto Wagner.
O Sentimentos da Terra é o resultado de parceria, iniciada em 2004, entre o ministério e a universidade.
Exposição
O museu itinerante conta com duas salas de cinema, uma biblioteca e uma tenda de caracterização. São exibidos 11 documentários feitos com recursos de animação em computação gráfica, que utilizam pinturas, fotografias, gravuras, ilustrações e documentos históricos em sua produção. Os vídeos contam, ainda, com a narração de importantes nomes da cultura brasileira como Chico Buarque, Gilberto Gil e Maria Bethânia.
Na tenda, os visitantes podem se transformar em Chica da Silva, Antônio Conselheiro, o cangaceiro, o barão do café, o padre jesuíta e as beatas - figuras históricas que são referências da questão agrária no país. A museografia da exposição é assinada pelo designer e cenógrafo Gringo Cardia. A curadoria historiográfica está a cargo da professora Heloísa Starling, coordenadora do Projeto República da UFMG.
Mais informações sobre o caminhão-museu na página Sentimentos da Terra no Facebook ou pelo telefone (31) 3409-5513.
Serviço
Ministro Patrus Ananias visita caminhão-museu Sentimentos da Terra em Belo Horizonte
Data: 8 de maio de 2015 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Avenida Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte (MG).
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
Data: 8 de maio de 2015 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Avenida Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte (MG).
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário