sábado, 2 de maio de 2015

Codevasf fortalece produção apícola em Quixaba, sertão de Pernambuco

Codevasf fortalece produção apícola em Quixaba, sertão de Pernambuco
Os apicultores do município de Quixaba, no Sertão do Pajeú, Pernambuco, receberam kits de apicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta quinta-feira (30). Os 24 kits chegaram às mãos dos apicultores durante a reunião ordinária do Consorcio Intermunicipal de Municípios do Sertão do Pajeú (Cimpajeú) que contou com a presença do superintendente regional da Codevasf no estado, João Bosco Lacerda de Alencar, além de engenheiros do órgão.
Os kits de apicultura integram o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, conduzido pela Companhia em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI). O objetivo é fortalecer os arranjos produtivos de comunidades rurais. Em Quixaba, o investimento na ação foi de R$ 131,4 mil.
Os kits familiares são de dois tipos, os de 20 e os de 30 colmeias, de acordo com a capacidade produtiva de cada apicultor beneficiado. Além das colmeias, os kits incluem utensílios, indumentárias completas, melgueiras, fumigador, entre outros itens necessários para o desenvolvimento da atividade.
Segundo o zootecnista Wellington Dias Lopes Júnior, chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Pernambuco, em cinco anos a Companhia investiu cerca de R$ 8 milhões no aprimoramento e fortalecimento da cadeira produtiva da apicultura no estado, entre implantação de kits produtivos e construção e reforma de Unidades de Extração e Beneficiamento de Mel (Casas de Mel).
“São números bastante positivos que alcançam cerca de 1500 famílias na área de abrangência da superintendência regional aqui de Pernambuco. A nossa meta é apoiar e orientar cada vez mais os apicultores para fortalecer a produção e, assim, eles alcançarem cada vez mais mercados, gerando renda e melhorando as condições de vida das famílias”, enfatizou Wellington.
Mel maranhaoNeste ano, já foram contemplados com kits produtivos familiares de apicultura pela Codevasf em Pernambuco produtores de municípios como Araripina, Santa Filomena e Petrolina.
Segundo a gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Izabel Aragão, todo esse trabalho que está sendo realizado tem como objetivo organizar a cadeia produtiva, qualificar o desenvolvimento da atividade e promover a inclusão produtiva do público de extrema pobreza – além de incentivar a criação de abelhas de forma racional, reduzindo o extrativismo rudimentar e, assim, promovendo a sustentabilidade do setor.
Inclusão Produtiva
Ao lado da garantia de renda e do acesso a serviços públicos, a inclusão produtiva representa um dos três eixos que compõem o Plano Brasil Sem Miséria.
Esse eixo tem como objetivo propiciar o acesso da população em extrema pobreza a oportunidades de ocupação e renda e apresenta estratégias diferenciadas para o meio urbano e o rural, o estímulo ao aumento da produção no campo e a geração de ocupação e de renda na cidade.
A Codevasf tem levado as ações de inclusão produtiva para a sua área de atuação em Pernambuco, fortalecendo os arranjos produtivos da apicultura, ovinocaprinocultura, fruticultura e piscicultura.
Veja imagens ilustrativas no Flickr da Codevasf:
Conheça a nova plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf:

Nenhum comentário:

Postar um comentário