quarta-feira, 13 de maio de 2015

Lanchas vão levar cidadania a comunidades ribeirinhas do Pará


 12  0 
 
 
quarta-feira, 13 Maio, 2015 - 10:45
Foto: Tereza Arruda/ MDA
Trinta e oito municípios do estado do Pará serão beneficiados com a entrega, nesta quinta-feira (14), de duas Lanchas de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (Lada), que vão atuar nos mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/MDA).
A solenidade de entrega será na capital Belém e contará com a presença do ministro do MDA, Patrus Ananias. A ação vai contemplar trabalhadoras rurais que vivem em ilhas, assentamentos e comunidades ribeirinhas, com a emissão, gratuita, de documentos civis e trabalhistas. 
As lanchas vão ajudar as equipes no deslocamento para a realização de mutirões em locais de difícil acesso. O Pará é um dos estados com maior demanda do programa e que apresenta mais dificuldades para a locomoção das equipes, devido às grandes distâncias e a necessidade de fazer a travessia dos rios.
Segundo a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA (DPMR), Célia Watanabe, a previsão é que, em 2015, no estado do Pará, sejam atendidas cerca de 9,2 mil mulheres com a emissão de mais de 16,2 mil documentos. “A expectativa é dar uma resposta a uma demanda real, compreendendo as especificidades regionais do País, para possibilitar que as mulheres tenham acesso à emissão de documentos para conseguir acessar as políticas públicas”, ressalta.
Os barcos, que levam os nomes da extrativista Maria do Espírito Santo e da feminista e militante pelos direitos humanos Isa Cunha, vão ficar nos municípios de Belém e Santarém. A iniciativa é fruto de parceria entre o MDA, o Ministério da Defesa e a Marinha do Brasil. Para a construção dos barcos, foram investidos mais de R$ 2,1 milhões.
PNDTR
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) é coordenado pelo MDA em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e realiza mutirões para a emissão gratuita de documentos civis e jurídicos. A ação é voltada para mulheres agricultoras e assentadas da reforma agrária. Além de garantir a cidadania, os documentos emitidos nos mutirões permitem às trabalhadoras rurais o acesso a programas e políticas públicas. Desde o início do programa, em 2004, já foram atendidas mais de 1,3 milhão de mulheres e emitidos mais de 2,7 milhões de documentos. Mais de 91,5 mil mulheres foram atendidas no Pará.
Serviço:
Solenidade de entrega de Lanchas de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (Lada)
Data: 14 de maio
Local: Estação das Docas, no Teatro Maria Sylvia Nunes (Av Boulevard Castilho s/n Bairro Campina, Belém-PA)
Hora: 9h 
Aline Dias
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/lanchas-v%C3%A3o-levar-cidadania-comunidades-ribeirinhas-do-par%C3%A1#sthash.vk3n8kfD.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário