segunda-feira, 18 de maio de 2015

Uma cafeteria árabe em Cuiabá


Libanesa Nersin Chibli abriu empreendimento na capital de Mato Grosso. Café servido sem coar, ao estilo libanês, e doces e salgados da região fazem sucesso entre moradores da cidade.


Divulgação
Nesrin e filha: amor e gastronomia
São Paulo – Uma libanesa que mora no Brasil há quase vinte anos foi a responsável por levar um pouco mais da gastronomia e dos sabores árabes para Cuiabá, capital do Mato Grosso. Nersin Chibli abriu há cerca de nove meses o Café Chibli, no centro da cidade, onde muitos moradores já experimentaram o café feito ao estilo do Líbano. A empreendedora prepara a bebida com pó vindo do seu país e sem coar, como ele é consumido entre os árabes.

No Líbano, além de ser servido sem coar, o café é bebido sem açúcar, explica Nesrin. “Muitos clientes se interessaram em conhecer, eles querem sentir o sabor, que é um pouco diferente”, relata a libanesa, detalhando ainda que vários brasileiros que frequentam o local passaram a consumi-lo sempre assim, sem coar e sem açúcar. O pó do café é importado do país árabe.

A cafeteria também oferece quitutes da culinária árabe, como os doces e salgados, entre eles esfihas abertas, zaatar (mistura de especiarias), esfihas fechadas de sabores como batata com carne moída ou coalhada, o bolinho falafel, o bolo de carne kafta, kibes, o biscoito chipa, a pasta de semente de gergelim tahine, e shawarma, enrolado de pão sírio recheado. Segundo Nesrin, entre os produtos que fazem muito sucesso estão o falafel, o kibe frito e shawarma.
Divulgação
Shawarma está no cardápio da cafeteria
Apesar de os salgados e doces árabes serem o carro-chefe da cafeteria, a libanesa também serve produtos tradicionais encontrados neste tipo de estabelecimento no Brasil, como pão de queijo, bolos e tortas, café com leite, café gelado, capuccino, entre outros. Nesrin costuma atender muitos descendentes de árabes, mas conta que a maior parte do seu público é formada por brasileiros, que “adoram” a comida da região.

A empreendedora é nascida no Vale do Bekaa, região do Líbano onde há uma comunidade grande de brasileiros, e se mudou para o Brasil após conhecer o marido, que é descendente de libaneses. Ele estava em viagem ao país árabe e conheceu Nesrin. Eles ficaram noivos por um ano, se casaram e então ela veio com o marido para o Brasil, para morar em Cuiabá.
Divulgação
Doces árabes fazem sucesso no Chibli
No Brasil, a libanesa, hoje mãe de uma menina de dez anos, nunca foi apenas uma dona de casa. Abriu uma loja de roupas, que depois fechou, uma papelaria juntamente com o marido, e então a cafeteria. Ter esse último empreendimento era um dos seus sonhos. “O pessoal gosta, mas eu tenho muito a aprimorar no café”, afirmou para a ANBA por telefone. Nesrin sempre gostou de gastronomia. Apesar de ter uma equipe de trabalho, ela mesma prepara os temperos e as massas.

A libanesa conta que por algum tempo sua cafeteria esteve em um caderno. Nele Nesrin desenhou o estabelecimento e anotou seus planos. Isso até conseguir realizá-los. Agora que o sonho se realizou, ela tem outro maior, transformar o local em um restaurante e abrir também uma mercearia de produtos árabes para que as pessoas de Cuiabá possam preparar pratos árabes em suas casas.

Café Chibli
Rua Antônio João, 170
Centro – Cuiabá – MT
Telefone: +55 (65) 3054 5016

Nenhum comentário:

Postar um comentário