247 – A revista Carta Capital publica nesta segunda-feira 1º um texto em seu site no qual questiona o motivo de o jornal gaúcho Zero Hora, do grupo RBS, ter publicado, na sessão dos leitores, uma carta "preconceituosa e ofensiva".
Na carta, o leitor menciona o "índice cultural baixíssimo" de haitianos e senegaleses e critica a vinda desses imigrantes para o Brasil. "Não consigo entender como ele (o colunista) pode aprovar a vinda de haitianos, senegaleses e outros similares, não na cor, pois não sou racista, mas pelo índice cultural, que conforme informa a imprensa é em 90% dos casos baixíssimo", diz trecho do texto.
A Carta Capital questiona a decisão do jornal em publicar a opinião: "O que leva um veículo de imprensa a divulgar a opinião preconceituosa e ofensiva de um de seus leitores? Seria liberdade de expressão ou discurso de ódio?"
"O comentário em si não me choca, como mulher negra já ouvi e li muitas coisas horríveis; o que me choca é o fato de o jornal ter publicado algo explicitamente racista. Até que ponto o jornal vai se esconder sob o argumento da liberdade de expressão? É sabido que racismo é crime, certo? Logo, publicar algo racista é igualmente crime, ou não?", escreve Djamila Ribeiro, autora do artigo (
leia aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário