terça-feira, 2 Junho, 2015 - 19:15
Secretário de Agricultura Familiar/MDA, Onaour Ruano (esquerda), é recebido pelo Vice-ministro de Desenvolvimento Rural da Colômbia, Juan Pablo Díaz Granados (direita)
O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimneto Agrário (MDA), Onaur Ruano, falou sobre as experiências brasileiras no fortalecimento da agricultura familiar durante o evento "Diálogo sobre políticas para a agricultura familiar. Institucionalidade e políticas. As experiências dos países do Mercosul, através da Reaf e Colômbia". O encontro ocorreu entre os dias 26 e 28 de maio, na Colômbia. Ruano apresentou os principais programas e ações do MDA para a agricultura familiar. “Troca de experiências é sempre positiva e espaços como este, propostos no âmbito da Reaf, só tem a contribuir. Compreender como cada país orienta suas políticas para a agricultura familiar, como lidam com seus desafios e como os processos de fortalecimento dessa agricultura se dão, é enriquecedor”, disse o secretário.
Brasil é destaque na Colômbia
O secretário Onaur Ruano também participou do seminário “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural com enfoque territorial”, também em Bogotá, organizado pela FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
O objetivo do encontro foi contribuir para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas, em seus diferentes níveis governamental e social, buscando promover o desenvolvimento sustentável do setor rural da Colômbia, a segurança alimentar das populações mais vulneráveis e o crescimento econômico de suas comunidades rurais.
Ruano falou sobre políticas agrárias e desenvolvimento rural brasileiro e a FAO apresentou suas iniciativas regionais para a produção agrícola. Depois ocorreu um diálogo juntamente com as autoridades colombianas sobre possibilidades de intenções.
“A experiência brasileira em políticas públicas para a agricultura familiar apresentada despertou alto interesse dos representantes do governo colombiano e gerou uma oportunidade de fortalecer a cooperação técnica do Brasil no marco da agenda de cooperação Brasil – Colômbia, em aliança com a Iniciativa Regional de Agricultura Familiar da FAO”, ressaltou Tito Díaz, oficial para Desenvolvimento da Pecuária da FAO no Chile.
Com informações da SAF
Nenhum comentário:
Postar um comentário