247 - Principal produto da TV Globo, a novela "Babilônia", do horário das 21h, é o maior fracasso da história recente da emissora. A audiência do folhetim está abaixo dos padrões, mesmo após algumas tentativas de seus autores de alterar a história da novela e torná-la mais atrativa para o telespectador. Em São Paulo, principal mercado publicitário do país, Babilônia soma apenas 25,4 pontos de média. No restante do país, no entanto, há índices ainda mais baixos - em Manaus, por exemplo, a novela dá apenas 19,8 pontos. Para o horário, a meta da Globo é uma audiência superior a 35 pontos. Há menos de uma década, a Globo chegava a dar quase 50 pontos no horário.
O autor Gilberto Braga, que escreve Babilônia, concedeu, no final de semana, ao jornal O Globo, dos mesmos donos da TV, uma entrevista na qual culpou os paulistas pelo fracasso da novela e disse que, no restante do Brasil, o programa é um sucesso. Mas um levantamento realizado pelo site Notícias da TV (leia
aqui), mostra que Braga está bem equivocado.
Dados do Ibope obtidos com exclusividade pelo site mostram que Babilônia tem em São Paulo praticamente a mesma audiência do Brasil. Até o último sábado, a média da novela era de 25,4 pontos na Grande São Paulo. No PNT (Painel Nacional de Televisão), que congrega dados de 15 regiões metropolitanas, era de 26 pontos. Império, a novela anterior, de Aguinaldo Silva, na reta final, cravava 40,8 pontos no PNT e 39,7 em SP. Por causa do fracasso, Babilônia foi encurtada em 30 capítulos.
Veja a seguir a audiência de Babilônia nas 15 regiões metropolitanas medidas pelo Ibope (média do primeiro capítulo até o último sábado):
PNT (Painel Nacional de Televisão): 26,0 pontos;
São Paulo: 25,4;
Rio de Janeiro: 28,7;
Campinas: 21,9;
Belo Horizonte: 20,3;
Vitória: 22,1;
Porto Alegre: 31,2;
Florianópolis: 34,1;
Curitiba: 28,6;
Salvador: 28,5;
Fortaleza: 26,6;
Recife: 21,8;
Belém: 27,8;
Manaus: 18,4;
Goiânia: 19,5;
Brasília: 26,9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário