O Facebook recebeu R$ 24 milhões no ano passado de órgãos do governo
federal para veicularpublicidade, 118% a mais do que havia acumulado em 2013. Os
dados publicados pelo portal UOL apontam um grande crescimento da rede
social no mercado publicitário.
Crédito:Roberto Stuckert / PR
Governo Federal aposta em publicidade na rede social de Mark Zuckerberg
A União passou a utilizar propaganda no Facebook em 2010. O primeiro a aderir foi
o Banco do Brasil, que apostou R$ 8.100. No ano seguinte, o investimento ultrapassou
R$ 1 milhão. Em 2012, passou os R$ 10 milhões.
As informações apontam que as plataformas atraem, em alguns casos, muito mais
anúncios do que veículos tradicionais que possuíam a liderança do mercado
durante as últimas décadas. As verbas destinadas à rede social ficam acima das
recebidas por O Globo, jornal que mais teve propaganda estatal em 2014 (R$ 21 milhões).
O Facebook também está à frente da revista Veja, a que mais faturou entre as
publicações semanais (R$ 19 milhões). Também acumulou 63% a mais do que
o UOL em publicidade no governo de Dilma Rousseff (PT). O portal recebeu
R$ 14 milhões.
Enquanto a rede social está em ascensão, o Google e YouTube - do mesmo grupo -,
viram suas receitas com publicidade encolherem 76% no ano passado, para
R$ 782 mil, de acordo com dados da Secretaria de Comunicação Social
da Presidência da República (Secom). O Twitter não havia recebido
nada em publicidade estatal até 2014.
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