segunda-feira, 17 Agosto, 2015 - 17:15
Ter a documentação básica é importante para várias atividades do cotidiano, como matrícula escolar e atendimento médico, além de ser fundamental para acessar políticas públicas. Por isso, o Ministério do Desenvolvimento Agrário investe no Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), que entre os dias 18 e 25 de agosto, busca atender cerca de 650 pessoas no estado do Ceará, sendo 400 mulheres.
O expresso cidadã visitará os municípios de Reriutaba, Viçosa do Ceará, Santana do Acaraú e Miraíma, atendendo à população rural. A iniciativa ajuda a promover a cidadania para agricultoras familiares, ribeirinhas, indígenas e assentadas da reforma agrária. Apesar da ação ser direcionada especialmente às mulheres, homens e crianças também podem participar.
Nos mutirões, serão emitidos, gratuitamente, CPF, primeiras e segundas vias de registro de nascimento, carteira de identidade e carteira de trabalho. Também serão oferecidos serviços de cópias de documentos, além de palestras e informações sobre políticas públicas federais e saúde.
Para a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMR/ MDA), Célia Watanabe, o programa é fundamental para a plena cidadania. “Temos a realidade de ter muitas mulheres do meio rural sem documentos, sem acesso a seus direitos básicos. Levar esses documentos para elas é o primeiro passo para inclusão”, explica.
Atendimentos no Ceará
Desde a criação do programa, em 2004, aproximadamente 120 mil documentos foram emitidos no estado, nos 434 mutirões realizados, em 308 municípios. Neste período, mais de 41,5 mil mulheres foram atendidas na ação.
Serviço
Reriutaba
Data: 18 e 19 de agosto
Horário: das 8h às 17h
Locais: (Dia 18) Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
(Dia 19) Distrito de Amanaira, na sede Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
Viçosa do Ceará
Data: de 20 a 22 de agosto
Horário: das 8h às 17h
Locais: (Dia 20) em Macajetuba
(Dias 21 e 22) na Comunidade de Oiticicas
Santana do Acaraú
Data: 24 e 25 de agosto
Horário: das 8h às 17h
Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
Miraíma
Data: 24 e 25 de agosto
Horário: das 8h às 17h
Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
Juliana Reis
Ascom/MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário