quarta-feira, 2 Setembro, 2015 - 16:30
Foto: Yuri Balzani da Fonseca/MDA
Empreendimentos da agricultura familiar brasileira participam de feira no Peru
Quase R$ 10 milhões – U$ 2,5 milhões. Este foi o montante alcançado pelos seis empreendimentos da agricultura familiar que participaram da Expoalimentaria Peru 2015.
Durante três dias de feira, entre negócios esperados e gerados, os representantes das cooperativas e associações fizeram 119 contatos comerciais com compradores e distribuidores de produtos, despertando interesse principalmente de países como Peru, México, Coreia do Sul, Japão, Panamá, Taiwan, Guatemala, Canadá, Rússia e Inglaterra. Além disso, diversos contatos foram iniciados, com a perspectiva de negócios pós-feira.
O estande do Brasil, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), teve como objetivo promover os produtos da agricultura familiar brasileira e ampliar mercados, oferecendo a oportunidade de negócios às cooperativas e associações com compradores de todas as partes do mundo.
Uma das participantes da Expoalimentaria, a Cooperacre, fechou negócio com uma empresa da Coréia do Sul. A cada dois meses, um container de 16 toneladas com castanha do Brasil, será enviado ao país asiático. O contrato tem duração de um ano, com o preço médio de US$ 7 por quilo da castanha. Para a gerente comercial da cooperativa, Melisse Santos, a feira no Peru foi bastante proveitosa, como todas as outras promovidas pelo MDA, e comemora: “Vamos embarcar até novembro o primeiro container”.
Cooperativas participantes
Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre); Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb); Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja); Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região (Coaprocor); Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe); e Cooperativa Mista Agropecuária do Rio Doce (Cooparpa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário