sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Seminário debate educação do campo e questão agrária em Pernambuco

Publicado dia 03/09/2015
A Superintendência Regional do Incra em Pernambuco promoveu na segunda-feira (31) e na terça-feira ( 1º) o seminário “Encontro Pronera: Educação do Campo e Questão Agrária em Pernambuco”. O evento aconteceu no auditório da autarquia e teve como objetivo construir novos projetos na área da educação no campo. Participaram servidores do Incra, representantes das universidades federais e instituições de ensino parceiras do Pronera, estudantes da área e representantes das principais universidades do estado.
  Na abertura do Seminário foram discutidos temas como a Educação do campo e seus desafios em Pernambuco, com Gilvânia Oliveira, do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) e Nelson Felix, chefe da Divisão de Educação do Campo, pela manhã. Na parte da tarde, o tema abordado foi a Questão Agrária e a Educação do Campo com Edilene Barbosa Pinto, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundarj) e Rubneuza Leandro do setor Educação do MST. O dia encerrou com a apresentação do relatório da II Pesquisa Nacional da Educação na Reforma agrária-PNERA, que apresentou os números referentes ao Estado.
 No segundo dia, encerrando as atividades, foram promovidas oficinas de orientação para elaboração dos projetos e articulação dos sujeitos, cujo objetivo foi capacitar as entidades parceiras e padronizar as propostas a serem apresentadas ao Incra nos futuros projetos.
 Pronera
 O Pronera é uma política pública de educação no campo, executado pelo Incra, por meio de parcerias que envolvem instituições públicas de ensino, governos municipais e estaduais, além das organizações de trabalhadores rurais. O objetivo é fortalecer a educação nas áreas de reforma agrária, estimulando, propondo, desenvolvendo e coordenando projetos educacionais, que utilizam metodologias adequadas para a especificidade do campo, tendo em vista fomentar o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida e de cidadania dos agricultores familiares. 
O programa foi criado em 1998, através de uma demanda dos movimentos sociais e sindicatos, visando ampliar os níveis de escolarização dos trabalhadores rurais assentados, com metodologias específicas, voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.
Ascom/Incra/PE
(81) 3231 - 3053

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