Da Redação
As empresas que mais demitem são também as que mais arrecadam em publicidade - privada e oficial(leia aqui). Reportagem publicada neste primeiro dia do Setembro Negro na revista Meio & Mensagem revela que o "setor de mídia brasileiro é o 8º mais representativo em um ranking de 13 setores liderado por indústria, bancos e alimentos". O balanço é divulgado anualmente pela revista Forbes.
A reportagem revela que os responsáveis pelo escurecimento dos meses dos jornalistas de todo o país (são mais de 3 mil os demitidos nos últimos dois anos) são também os que mais arrecadam. Crise? Que crise? Foram R$ 16 bilhões em publicidade oficial, apenas do governo federal, desde que Lula assumiu a Presidência da República em 2003. Seu antecessor, Fernando Henrique, não teve um papel diferente. Milhões de reais em valores que, se reajustados, fariam corar os mais escandalizados com o escândalo da Lava-jato.
Ao mesmo tempo, nenhum projeto ou alternativa foi criada para ampliar o setor fosse como mercado de trabalho ou na pluralidade do conteúdo de informação. As iniciativas que existem neste sentido decorrem de ações isoladas, corajosas, hercúleas até de alguns abnegados da profissão. Os quais pouco contam com o apoio dos próprios pares.
1º
João Roberto Marinho
Patrimônio: R$ 23,80 bilhões
José Roberto Marinho
Patrimônio: R$ 23,80 bilhões
Roberto Irineu Marinho
Patrimônio: R$ 23,80 bilhões
Empresa: Organizações Globo
5º posição no ranking geral do Brasil
2º Edir Macedo
Patrimônio: R$ 3,02 bilhões
Empresa: Rede Record
74º posição no ranking geral do Brasil
3º Giancarlo Civita
Patrimônio: R$ 2,18 bilhões
Roberta Anamaria Civita
Patrimônio: R$ 2,18 bilhões
Victor Civita Neto
Patrimônio: R$ 2,18 bilhões
88º posição no ranking geral do Brasil
4º Silvio Santos
Patrimônio: R$ 2,01 bilhões
Empresa: SBT
100º posição no ranking geral do Brasil
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