Missão composta por técnicos da FAO e do Brasil irão dividir experiências sobre o setor algodoeiro com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva peruana.
Santiago do Chile, 06 de maio de 2013 – Peru receberá esta semana uma missão formada por técnicos brasileiros e do Escritório Regional da FAO que terá como finalidade compartilhar suas experiências no melhoramento da cadeia produtiva de algodão para proporcionar melhores condições de vida para os agricultores. Este intercâmbio é parte do fortalecimento da Cooperação Sul-Sul que vem impulsionando o Governo do Brasil com os países membros ou associados do MERCOSUL. Peru é um dos países associados.
O objetivo é promover o desenvolvimento da pequena agricultura (ou agricultura familiar) no setor algodoeiro, aumentar a produtividade, melhorar a renda, contribuir para a redução da pobreza e a erradicação da fome. Segundo dados do Ministério da Agricultura do Peru, estima-se que o setor algodoeiro havia empregado mais de 68 mil agricultores familiares em todo o país em 2011.
A missão está formada por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), representantes da Agencia Brasileira de Cooperação Técnica do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), técnicos do Escritório Regional da FAO para a América Latina e Caribe e técnicos da FAO no Peru.
Hoje, 6 de maio, a missão inicia reuniões de intercâmbio com representantes do Ministério da Agricultura (MINAG), Ministério do Meio Ambiente (MINAM), Ministério de Comércio Exterior e Turismo (MINCETUR), Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA), Universidade Agrária de La Molina (UNALM), Sociedade Nacional de Indústrias (Comitê Têxtil), associação de agricultores e artesãos que congregam agricultores de algodão.
Serão também realizadas visitas as regiões de Lambayaque, Ica e San Martin para trocar experiências com produtores de algodão em sistemas de produção, processamento e transformação da fibra. O fortalecimento do setor algodoeiro no Peru é executado pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.
O Peru possui uma ampla cultura de produção e aproveitamento da fibra de algodão, um dos principais insumos da produção têxtil peruana. De acordo com dados do MINCETUR, a cadeia agro-têxtil emprega de forma direta 350 mil pessoas em todo o país, o que representa 1,6% do PIB global do país segundo cifras do Ministério da Produção.
Periodista Cooperación Internacional Brasil-FAO
palova.souza@fao.org
Tel: (56) 2 2923-2208
Sitio web: http://www.rlc.fao.org/es/
Nenhum comentário:
Postar um comentário